-

* Agora lascou tudo: Especialistas discutem se deixar de tomar banho diariamente impacta meio ambiente.

 Certamente você ouviu alguém dizer que: “Não tomo banho todos os dias para cuidar do meio ambiente.” E alguns podem usar isso como um argumento porque têm preguiça de banhar-se, mas também há aqueles que acreditam nisso. É por isso que perguntamos aos especialistas: é preciso alternar os dias de banho? Onde está a chave para essa poupança?

“Não tomar banho alguns dias da semana em situações mais extremas de escassez pode ser necessário, mas não é desejável. Em situações normais, porém, espera-se que as pessoas possam tomar banho quantas vezes considerarem necessárias para manter sua higiene, mas regulando o consumo de água na quantidade certa ”, explicou à CNN Miguel Doria, hidrólogo regional do Programa Hidrológico Internacional do Escritório de Ciências da Unesco para a América Latina e o Caribe.

Danilo Ríos, mestre em Engenharia Ambiental e professor da Universidade da República do Uruguai, concorda que não é aconselhável eliminar o hábito. “Há muitas coisas antes”, diz ele, explicando que essa medida por si só pode ser considerada “irrelevante” em comparação com outras áreas em que você pode economizar.

“Existem ações menos drásticas e muito mais contundentes”, diz Ferney Díaz, coordenador de Comunicações Estratégicas do WWF Colômbia.

Não é que a poupança doméstica não importe, na verdade ela é essencial segundo os especialistas. “As ações individuais somam-se e são importantes, principalmente em situações de escassez de água”, diz Doria. Díaz concorda que “nas casas há definitivamente um epicentro de mudanças gigantescas”. Mais onde?

Antes de responder a esta pergunta, uma observação: ao falarmos sobre quanto devemos tomar banho, é importante lembrar que poder tomar banho em si é um privilégio. A água é considerada um direito, mas 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso aos serviços de água potável, de acordo com a ONU.

“Um dos focos (do acesso à água), sem dúvida, deve ser garantir que todos tenham acesso e conseguir uma distribuição justa do recurso”, explica Doria, acrescentando que mesmo quem tem acesso “nem sempre tem acesso a um abastecimento contínuo, de qualidade e quantidade”.

É necessário tomar banho todos os dias?

É necessário tomar banho todos os dias para a saúde? Para adultos, a resposta depende das atividades diárias, segundo Elaine Larson, professora residente da Academia de Medicina de Nova York e professora emérita de epidemiologia da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia.

A especialista diz que, por exemplo, o banho diário não é necessário se você passa a maior parte do dia dentro de casa e não entra em contato com germes desconhecidos. E ela diz que isso é especialmente verdadeiro para adultos mais velhos, cuja pele seca com lavagens frequentes pode acabar sendo contraproducente.

As mesmas recomendações não são mantidas para todas as idades. Bebês, crianças e adolescentes têm necessidades diferentes, de acordo com o Dr. Andrew Doyle, pediatra do Wellstar Health System em Marietta, na Geórgia.

Só faltava essa seu moço.
CNN Brasil

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »