-

* Eduardo Bolsonaro publica foto de encontro com Donald Trump e diz estar ‘em convergência de ideias’ com ex-presidente.

 O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em suas redes sociais foto de um encontro que teve com o ex-presidente americano Donald Trump, nos EUA, com quem diz estar “juntos em convergência de ideias”. A publicação ocorre dias depois da visita do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, a Brasília, quando ouviu do presidente Jair Bolsonaro argumentos sobre uma fraude na eleição presidencial americana em 2020, similares ao do próprio Donald Trump.

Na publicação, Eduardo Bolsonaro não mencionou eleições ou alegadas fraudes, jamais comprovadas pelas autoridades dos EUA — ali, disse estar ao lado “dos que não se curvam ao politicamente correto” e que “lutam contra regimes autoritários, evitando assim novas guerras”, e pregou a posse de armas, liberdade religiosa e a defesa da família.

Eduardo, que já foi cotado para ocupar a embaixada em Washington, uma indicação que foi derrubada antes mesmo de ser analisada pelo Senado, ainda disse ter convidado Trump para ir ao Brasil em um futuro próximo, mencionando uma conferência conservadora frequentada pelo ex-presidente americano. Os dois já se reuniram em algumas ocasiões ao longo do mandato do republicano, incluindo em visitas não previstas na agenda oficial.

A publicação ocorre dias depois de um tenso encontro entre Jair Bolsonaro e o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em Brasília, quando fontes ouvidas pelo GLOBO afirmaram que o presidente reiterou sua posição de que a vitória de Joe Biden em novembro do ano passado se deu por conta de uma fraude. Sullivan foi o mais alto funcionário do governo Biden a se encontrar com Bolsonaro desde a chegada do democrata ao poder.

A alegação é recorrente nos meios de apoiadores de Donald Trump e é apontada como o catalisador da invasão ao Capitólio, no dia 6 de janeiro. Após dezenas de recontagens, jamais foi encontrada qualquer irregularidade. Bolsonaro, por sua vez, também dedica boa parte de seus discursos a denúncias sobre possíveis fragilidades do sistema eleitoral brasileiro, em especial as urnas eletrônicas, usadas desde 1996 sem registros de fraudes.

Na sexta-feira, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou uma nota na qual informa que “sobre a questão das eleições brasileiras, a delegação afirmou ter grande confiança na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição justa em 2022. Também ressaltou a importância de preservar a confiança no processo eleitoral que tem longa história de legitimidade no Brasil”.

Pense num encontro improdutivo total para o Brasil.
O Globo

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »