-

* Fátima Bezerra entrega oficialmente Central do Cidadão de Caicó.

Um prédio amplo, localizado em sede própria, com conforto e segurança para atender à população. Assim é a Central do Cidadão do municípios de Caicó (RN), na região Seridó, construída pelo Governo do Estado e em funcionamento desde novembro de 2020, mas que só hoje (2) foi oficialmente entregue ao povo caicoense pela governadora Fátima Bezerra. Com uma média de 30 mil atendimentos por mês, a Central se prepara agora para abrir as portas da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM).

“Esta Central chega em um momento excelente e traz consigo um grande diferencial: a Delegacia da Mulher, que irá funcionar 24 horas. Esse era um dever meu, como única governadora mulher deste país. Este é um governo que não promete, e sim faz”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Caicó estava sem Delegacia da Mulher desde que a antiga sede passou por um incêndio. Ter uma nova unidade com plantão 24 horas é a concretização de uma luta de várias mulheres. “É um momento histórico e de grande satisfação para o nosso movimento. A Delegacia da Mulher na Central do Cidadão fortalece muito a luta das mulheres contra a violência doméstica e o feminicídio”, disse Esmeraldina de Medeiros, integrante do Movimento de Mulheres do Seridó. A unidade estará aberta a partir desta terça-feira (3), mas ainda passará por últimos ajustes para entrar em pleno funcionamento.

A delegada-geral Ana Cláudia Saraiva agradeceu a prioridade dada pelo Governo do Estado à Delegacia da Mulher de Caicó. “Este é um novo momento para a nossa Polícia Civil e todas as mulheres de Caicó e região, que passarão a contar com um atendimento especializado 24 horas”, disse.

Além da Delegacia, a Central oferece serviços do Itep (emissão de carteira de identidade), Sine, Detran, Procon, Emparn, Datanorte, Banco Cidadão e serviços relacionados à Secretaria de Estado da Tributação (SET). Desde novembro de 2020, tem realizado uma média de 30 mil atendimentos por mês, com serviços prestados a moradores de Caicó e cidades circunvizinhas como Jucurutu, Florânia, São João do Sabugi, Cruzeta, São José do Seridó, Ouro Branco, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São Fernando.

“A Central de Caicó é importantíssima porque traz consigo essa inovação de sediar a Delegacia da Mulher. Fizemos uma adaptação no projeto para que pudéssemos oferecer este serviço aqui. Mais um importante investimento do Governo em cidadania”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.

Na ocasião, a governadora descerrou a placa inaugural da Central ao lado dos secretários de Estado Fernando Mineiro (Segri), Jaime Calado (Sedec), Guilherme Saldanha (Sape), Alexandre Lima (Sedraf), deputado estadual Francisco do PT, a senadora Zenaide Maia, vereadores da região e funcionários da unidade. 

Centrais

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 50 milhões na construção, ampliação e reforma de 22 prédios das Centrais do Cidadão espalhados pelo Rio Grande do Norte. O objetivo principal é ampliar e qualificar a prestação de serviços públicos à população, em especial no interior do Estado, além de gerar economia com despesa de aluguel.

Entre os municípios beneficiados estão Alexandria, Apodi, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, São Miguel, e Natal – zona Norte, Sul e Oeste.

A proposta é oferecer, de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, em local de fácil acesso à população. É uma forma de descentralizar serviços da estrutura administrativa tradicional dos diversos órgãos da administração pública.

Ao todo, o Governo do Estado dispõe de 27 centrais do cidadão em 23 municípios – dessas 22 são atendidas pelo projeto de melhorias através do Governo Cidadão.

Central na pauta.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »