-

* MOSSORÓ: FUNCIONÁRIOS DO AFIM INICIAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, ALEGANDO ATRASO DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS.

Os funcionários do Abatedouro Frigorifico Industrial de Mossoró(AFIM), decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado. Sem receber os salários de dezembro, e o mês de julho os funcionários decidiram paralisar suas atividades e disseram que só retornam ao trabalho com o ´pagamento dos meses em atraso e os constantes atraso para que o pagamento seja feito. Além disso o pagamento tem sido feito de forma irregular sem atender a todos os funcionários.

Atualmente o Afim, possui 85 funcionários, que trabalham desde o acolhimento até a disgtribuição da carne desses animais para os supermercados, mercearias e frigoríficos de Mossoró.

De acordo com o presidente da Associação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Mossoró, Rubens Nunes, atualmente o abatedouro é responsável por abate, bovino, suíno e caprino, com destaque para o abate de bovinos, que varia atualmente de 800 a 900 bovinos mensalmente, além de grande quantidade de caprinos e ovinos.

“Além dos constantes atrasos de salários a atual gestão, vem questionando o pagamento do mês de dezembro. Nós não queremos saber quem se encontra a frente da prefeitura, nós trabalhamos e queremos receber. Quando o atual prefeito assumiu a prefeitura, ele sabia das responsabilidades como gestor. Além disso, falta investimentos por parte da nova gestão. Embora tenha chegado novos equipamentos, a criação do novo Conselho de Gestão vem impedindo o desenvolvimento das ações que visam ampliar a capacidade de produção do Afim e o aumento de suas receitas. E o atual gestor ignora a situação do Afim.

Segundo ele, logo que chegaram os equipamentos o prefeito Allyson Bezerra levou sua equipe até o local para fazer vídeos do local, mas ignorou os funcionários e sua situação. “Ele veio aqui para fazer imagens e postar em suas redes sociais, cercado de auxiliares, mas em nenhum momento teve a preocupação de conversar com os funcionários para saber como estava a situação deles”, acrescenta..

Rubens Nunes disse ainda que desde o mês de maio a prefeitura deixou de pagar integralmente a folha dos funcionários do Afim. “Em maio o pagamento foi feito para 29 funcionários, em junho para 32, mas e o restante das pessoas como fica essa situação”, destaca. Embora não sejam servidores efetivos da prefeitura, os funcionários da Afim, tem ligações com a Prefeitura de Mossoró que é sócia majoritária da associação que administra o abatedouro.

“ Prefeitura tem 98% da sociedade, com os dois 2% restantes divididos entre Associação de Pais e Amigos de Excepcionais(APAE) e Instituto Amantino Câmara. Sendo uma empresa de cunho social, ele vem sido mantida pela administração municipal desde a sua criação.

A intenção do prefeito Dix-huit Rosado em criar o afim foi garantir para as camadas mais simples da sociedade uma carne de qualidade, a um preço mais junto. Isso porque oto o sistema desde a chegada do animal para o abate até o transporte, é feito dentro de padrões de higiene e acompanhamento por especialistas. Isso vem sendo esquecido no súltinos anos e se acentuado ainda mais na atual gestão”, afirma. 

Nossa.
Carlos Costa

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »