-

* ALERTA: Sesap mantém vigilância dos possíveis casos de sarampo no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Laboratório Central Almino Fernandes, o Lacen, divulgou mais um Boletim Informativo de Vigilância Laboratorial do Sarampo. O documento é parte de um trabalho desenvolvido desde o início de 2020, com o objetivo de manter a vigilância da ocorrência do sarampo no Rio Grande do Norte, de modo a evitar uma possível proliferação da doença entre os potiguares.

O boletim é divulgado mensalmente e traz o número de solicitações de exames e de positividade de exames do sarampo e da rubéola no estado. Ele é baseado em solicitações de exames de casos com suspeita clínica, e tem como objetivo informar a população em geral e os profissionais municipais e estaduais envolvidos com a vigilância em saúde no estado sobre a possibilidade de circulação de sarampo no Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, no mês de agosto de 2021 foram solicitados quatro exames suspeitos para sarampo, e destes, apenas um teve sorologia positiva, ou seja, foi detectado que o paciente, morador de Serra Caiada, teve contato com o vírus. Porém, é importante ressaltar que mesmo este caso ainda está em investigação, pois o paciente havia sido vacinado a menos de um mês do preenchimento da notificação, sendo uma investigação de resposta vacinal.

O sarampo pode ser muito transmissível entre pessoas que não estejam imunes, por isso a vigilância deve ser constante pelos órgãos de saúde pública. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Sarampo.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »