-

* Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes e aumenta crise entre os poderes.

 O presidente Jair Bolsonaro fez um forte discurso neste 7 de Setembro, desta vez na Avenida Paulista em São Paulo. Em sua fala, ele fez referências diretas, inclusive citando nominalmente o ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Temos um ministro dentro do Supremo que ousa continuar fazendo aquilo que nos não admitimos”.

Bolsonaro afirmou ainda: “Um ministro que deveria zelar pela nossa liberdade, pela democracia, pela Constituição, faz exatamente o contrário. Ou esse ministro se enquadra ou ele pede pra sair”. Em outro trecho, repetiu: “Não vamos mais admitir pessoas como Alexandre de Moraes que desrespeitam nossa Constituição”.

O presidente questionou a independência do Supremo Tribunal Federal. “Respeitamos todas as instituições. Quando alguém do Poder Executivo começa a falhar, eu converso com ele. Se não se enquadra, eu demito. Quando um deputado ou senador começa a fazer algo que está fora das quatro linhas, ele é submetido submetido ao conselho de ética e pode perder seu mandato. Mas no STF isso não acontece.”

Ele ainda chegou a chamar Alexandre de Moraes de canalha, ao relembrar das prisões decretadas pelo juiz.

“Nunca serei preso”

Bolsonaro também atacou aqueles que mencionam a possibilidade de impeachment ou apontam supostos crimes cometidos por sua administração. “E dizer àqueles que querem me tornar inelegível: só Deus me tira de lá”, disse o presidente. Ele também avisou: “quero dizer aos canalhas que eu nunca serei preso!”

Assim como em Brasília, ele voltou a falar sobre a possibilidade de não seguir a Constituição: “A indignação de vocês foi crescendo. O nosso povo sempre primou pela liberdade, sempre respeitamos as leis e nossa constituição. Esse presidente que vos fala sempre esteve dentro das quatro linhas da constituição. Agora, chegou o momento de dizermos às pessoas que abusam da força e do poder, de dizer que agora tudo vai ser diferente”.

O presidente fez seu discurso no alto de carro de som localizado perto do Parque do Trianon. O trecho na Avenida Paulista chegou a ser isolado por grades para possibilitar o acesso do presidente ao local.

Esse sim é o exemplo do bolsonarista.
Metrópoles

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »