-

* Campanha de vacinação antirrábica em Pau dos Ferros começa neste sábado (18), com seis pontos para atendimento.

A vacinação de cães e gatos contra a raiva ocorrerá em locais definidos pela Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica e informa a população que dará início a campanha neste sábado, a partir das 7:00h.

A prefeitura estabeleceu realizar a vacinação da seguinte forma: Na zona urbana será realizada nos locais determinados pela SESAU, que serão divulgados a medida em que se aproximar a data da vacinação. Na zona rural, os agentes irão passar em cada residência durante a semana, para vacinar os animais.

De acordo com a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes, a campanha contra a raiva visa garantir a saúde dos animais e a proteção dos humanos, considerando que a imunização é a única maneira de prevenir animais de contraírem a doença. Dessa forma, evitando que ela seja transmitida aos humanos por meio da saliva e mordedura. ”Garantir a vacinação contra raiva é um ato de carinho e cuidado com o seu animal, além de proteger a saúde de quem convive com eles”, explica Kallianne.

A SESAU também reforça sobre os principais sintomas da raiva que são: o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia das patas traseiras.

Para aplicação da vacina antirrábica é necessário apenas que o dono leve o animal de estimação no local pré-determinado do seu bairro, no dia e hora indicados abaixo, e apresente a carteira de vacinação do pet, caso tenha.

CUIDADOS NO DIA DA VACINAÇÃO

A SESAU orienta que somente pessoas adultas levem seus animais aos locais de vacinação, para evitar qualquer tipo de transtorno ou acidentes.

Vale salientar, para que a vacinação ocorra de forma segura, alguns cuidados devem ser observados: o cão deve estar devidamente com a guia e coleira. Em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Já os gatos, precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. 

A idade mínima para vacinação dos animais é de três meses, explica a SESAU.  É importante lembrar que, se o animal estiver doente, não deve ser levado para a vacinação.

Confira abaixo os locais de vacinação 

Bairro Manoel Domingos - praça;

Bairro João XXIII - oficina exclusiva e na Unidade de Saúde Aliatá Chaves;

Bairro Frei Damião - Escola Estadual Teófilo Rêgo e na Capela da 13 de Maio.

Bairro Paraiso - Unidade de Saúde João Queiroz e na rua principal João Francisco do Nascimento (depois da passagem molhada);

Bairro Carvão - Chácara Pingo de Ouro;

Bairro Riacho do Meio - no CRAS do Bairro Riacho do Meio, localizado na rua Joel Praxedes e em frente a fábrica de leite.

Horário de vacinação: das 07:00 às 12:00 horas.

Vale ressaltar que os demais bairros serão anunciados na próxima semana, os locais de vacinação.

Campanha na pauta.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »