-

* Depen e Seap RN realizam “Operação Modo Avião” em presídios do no RN.

 O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte realizaram, nos presídios do estado a primeira fase da “Operação Modo Avião”, com o objetivo de identificar e inabilitar possíveis aparelhos celulares utilizados pelos presos.

A ação teve início no último dia 23 de agosto e acabou nesta sexta-feira 03 de setembro. No período, nenhum equipamento eletrônico foi localizado nas penitenciárias revistadas.

Durante a ação, foram realizadas varreduras minuciosas nas estruturas dos presídios. Celas foram revistadas, com ênfase nos detalhes. Foram verificados colchões, uniformes dos presos, grades, cadeados, paredes, teto, ralos e pias.

A Diretora-Geral do Depen, Tânia Fogaça, explica que o Departamento sempre entendeu como necessária a interrupção das comunicações ilegais entre as pessoas privadas de liberdade e a sociedade livre. O órgão vem fomentando diversas ações junto aos estados para auxiliar na prevenção de entrada dos aparelhos celulares em unidades prisionais.

Nos últimos anos, o Depen doou ao Sistema Prisional Brasileiro 6.714 equipamentos de  revista eletrônica, como RXs, raquetes, portais, bodyscan, a todos os estados, no valor de R$ 111.990.757,50, os quais facilitam a identificação desses itens durante o processo de revista de todos que ingressam em unidades prisionais.

Além disso, o Depen também se manifestou favoravelmente à resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) de retirada de tomadas do interior de celas. A Resolução nº 16 de 10 de junho de 2021 foi publicada em 23 de junho deste ano, no Diário Oficial da União. As unidades prisionais de RN já estão adequadas à Resolução, pois não possuem tomadas nas celas.

“A ação é parte de um pacote complexo de medidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Depen, para utilização do sistema prisional como ferramenta de combate ao crime organizado em todo o país”, afirmou a Diretora-Geral.
O Depen e a SEAP atuaram em diversas unidades, entre elas a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, maior complexo prisional do Estado e onde estão os presos de maior periculosidade.

A Operação Modo Avião é uma operação lançada pelo Depen em 2021 e vem sendo executada em parceria com as Secretarias Estaduais de Administração Prisional em todo o País. Até o momento 322 estabelecimentos prisionais de 23 Unidades da Federação já foram indicados para receber as ações de busca e interrupção de sinais de aparelhos celulares nos presídios.

Ação.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »