-

* INVESTIGAÇÃO DESCOBRE QUE FACEBOOK LÊ MENSAGENS DO WHATSAPP.

O WhatsApp sempre se afirmou como um serviço de mensagens que privilegiava a privacidade dos usuários, mas uma investigação do ProPublica mostra que a Facebook (que adquiriu a WhatsApp em 2014) tem mais de mil pessoas contratadas a examinar milhões de pedaços de conteúdos dos usuarios. Estes funcionários estão espalhados por Austin, Dublin e Singapura, eles leem e fazem moderação das mensagens privadas.

Em declarações ao Business Insider, os representantes da Facebook explicam que os usuários do WhatsApp podem reportar abusos e que são essas queixas que são analisadas pelos moderadores. Contudo, nestes casos, os funcionários têm acesso a um conjunto mais alargado de mensagens recentes enviadas pelos usuarios ou grupos.  

A Facebook defende ainda que continua a não ter a capacidade de ouvir chamadas pessoais ou ler mensagens através do WhatsApp devido à criptografia ponta-a-ponta utilizada pelo serviço (a encriptação é feita antes do envio e só pode ser descriptografado quando recebida pelo destinatário).    

A investigação do ProPublica revela que, nos casos de denúncia de abusos ou spam, versões desencriptografadas são enviadas para os moderadores. Citado pelo Business Insider, um representante oficial da Facebook defende que “esta funcionalidade é importante para prevenir o pior abuso na Internet. Discordamos fortemente da noção de que aceitar denúncias que um usuario escolhe nos enviar é incompatível com criptografia ponta-a-ponta”.   

Zap...
Isto é Dinheiro

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »