-

Caraúbas: Dia de luta e paralisação pela valorização dos ACS e ACE.

O Brasil comemora  dia 04 de outubro, o “Dia Nacional do ACS – Agentes Comunitários de Saúde e ACE – Agentes de Combate às Endemias”. A data marca a aprovação de leis que regulamentaram as profissões dos mesmos. Vamos nos mobilizar em buscar do novo piso salarial dos agentes  comunitários de saúde e de endemias em todo o país para o ano de 2022, e sobre a PEC 14/2021 que trata da desprecarização dos ACS e ACE e da  aposentadoria especial para a categoria, vamos lutar para assegurar um salário digno e valorizar a luta diária da nossa categoria (acs e ace) que levam saúde, informação para os quatro cantos do país. Nós  temos um papel primordial, principalmente nesse momento de pandemia”, Somos Personagens fundamentais da cadeia de Atenção Primária somos nós que estamos mais próximos dos problemas que afetam a comunidade. Nós se destacamos pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exercemos. Nossas ações favorecem a transformações de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.

Temos como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visitas domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários. Entre as principais funções dos agentes está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, eles entram em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminham à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções. Enfim, os Agentes de Saúde e Endemias auxiliam na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região.

Em Caraúbas, haverá paralisação para marcar Dia de Luta pela valorização da Categoria dos ACS e ACE, onde a mobilização irá ocorrer na UBS do Bairro Sebastião Maltes, a partir das 8h.

Apoiamos essa causa.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »