-

* Justiça suspende pensão concedida a mulher acusada de planejar morte do marido.

 O juiz Janilson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara Federal, determinou que o INSS não conceda o benefício da pensão por morte à viúva do empresário Marcos Antônio Braga Ponte, de 60 anos de idade. Ele foi assassinado em 2018 em Natal.

A companheira dele na época do assassinato é apontada pela Polícia Civil como mandante do crime e, mesmo assim, havia conseguido o direito de receber o benefício no mês passado. Ela está presa desde a época do crime e aguarda o julgamento em regime fechado.

Na decisão, o magistrado determina que o INSS "se abstenha de implantar o benefício de pensão" em favor da acusada.

O juiz também cita a lei federal 8.2013/91, que prevê que "perde o direito à pensão por morte o condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis".

"No caso dos autos, ainda não há sentença condenatória transitada em julgado, mas sentença de pronúncia em que a postulante do benefício é acusada de ser a mandante do homicídio do instituidor da pensão", ressalta o magistrado.

O filho da vítima, Daniel Ponte, lembra que ele mesmo ofereceu ajuda com as questões de pensão à companheiro do pai na época e do choque ao descobrir a participação dela no crime.

"Eu pessoalmente que fui com ela no INSS uma semana depois da morte do meu pai. Eu não tinha intuito nenhum de prejudicá-la. Eu estava tentando ajudar. E quando as investigações policiais tomaram corpo e mostraram a participação dela, eu fiquei estarrecido na época", disse.

"Eu fui feito de bobo, ela estava agindo de má-fé total. Ela sabia da participação dela ali e se fez de boazinha tentando conseguir os benefícios".

Ele lembrou que buscar na Justiça a decisão para suspender a concessão da pensão é uma questão de respeito à memória do pai. "Não temos nenhum benefício financeiro com isso. Isso é uma questão de caráter, de ética, de respeito pelo meu pai", pontuou.

Marcos Ponte também trabalhava na Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) há 40 anos.

Vítima.
G1/RN

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »