-

* Policial penal é suspeito de matar colega de trabalho a tiros em penitenciária na Grande Fortaleza.

 Um policial penal é suspeito de matar a tiros um colega de trabalho na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada deste sábado (6). Após o crime, ele tirou a própria vida nas imediações da Praia de Iracema, em Fortaleza, segundo informações da Polícia Civil.

O policial penal Wendell Gondim Cruz, 43 anos, teve um surto psicológico e atirou contra o colega, Glauber Monteiro Peixoto, segundo nota do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen). O sindicato lamentou a morte dos dois policiais.

A Polícia Civil informou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apura as circunstâncias do homicídio.

O Sindppen disse, ainda, que publicou uma cartilha sobre trabalho decente para o dia do servidor público, mas que o acesso ao livro nas unidades prisionais foi cerceado devido a ter se posicionado publicamente acerca de um vídeo sobre os excessos durante um treinamento de policiais penais.

Já a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse tomar "todas as medidas necessárias para a prevenção e cuidado da saúde física e mental dos policiais penais cearenses". Segundo a pasta, o setor de atendimento psicossocial da Secretaria mantém um profissional psicólogo em cada unidade prisional do Estado e os policiais penais contam com um serviço de plantão psicológico com funcionamento ininterrupto durante os 7 dias da semana.

A SAP informou ainda que o Sindicato da categoria tem acesso normal às unidades prisionais e que o atual sistema prisional do Ceará devolveu os espaços de autoridade e respeito aos policiais penais.

"O que antes era apreensão e desrespeito hoje se transformou em aumento do efetivo, aquisição de equipamentos, cursos de qualificação, ações sociais e terapêuticas e, principalmente, o papel do agente do Estado como mantenedor legítimo do sistema penitenciário do Ceará", diz a nota da SAP.

Ainda conforme o sindicato, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já notificou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará sobre a necessidade de um plano emergencial para o sistema penitenciário do Ceará.

Policiais penais Glauber Monteiro Peixoto e Wendell Gondim Cruz. 
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »