-

* Professor articula criação de associação na Defesa dos Professores em Pau dos Ferros.

Professor geógrafo e advogado Valderi Idalino de Pau dos Ferros articula com colegas professores advogados criação de Associação na Defesa dos Professores da Rede Pública de Ensino no RN – ADPE.

Professor Idalino dialoga com os colegas de docência de sua cidade e de várias outras do entorno, e tem escutado dele(a)s pedidos de ajuda. 

Para o blog, afirmou a existência de muitos comentários, segundo os quais, os professores são frequentemente desrespeitados com ambientes de trabalho desestruturados sem condições de atenderem as exigências do ensino num mundo globalizado; em muitos casos, esses profissionais são xingados, agredidos em espaço de trabalho, e até censurados com interpretações propositadamente distorcidas e perversas quando da mediação pedagogicamente autônoma do processo de ensino-aprendizagem; trabalham sempre com a carga horária máxima; não poucas vezes são sufocados com questões burocráticas intermináveis que desviam o professor da sua função de ensinar, na verdade, tem-se com isso uma dupla jornada e dupla função, mas muitos profissionais sofrem em silêncio temendo retaliações, como a negativa de carga horária na escola onde atua, uma das mais utilizadas; os relatos de assédio moral explícito ou implícitos sofridos são muitos, principalmente quando esses profissionais não se submetem filosófica e politicamente às orientações de certas forças controladoras do Estado. Pelo menos três coisas precisam ser com urgência fundamentalmente resgatadas e/ou preservadas: a autonomia docente; a dignidade do professor; e, as condições dignas de trabalho. Além, é claro, da valorização salarial do magistério.

A ADPE deve atuar principalmente na defesa jurídica dos professores das redes de ensino estadual e municipal, iniciando por Pau dos Ferros e região, já a partir de janeiro de 2022.

Professor.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »