-

* Governadora Fátima abre feira de negócios e anuncia licitação da RN-233.

 A governadora Fátima Bezerra abriu nesta quinta-feira (09) à noite, a 8ª edição da Feira de Negócios de Assu e do Vale (Fenavale-2021) e anunciou a abertura do processo licitatório para reconstrução da RN-233, que liga o Vale do Açu ao Oeste Potiguar e ao Jaguaribe cearense, sendo essencial para o escoamento da safra de frutas e de sal, bem como à produção de cerâmica para o Sul e Centro-Sul do país.

O trecho de 41 quilômetros vai do entroncamento da BR-304, em Assu, passando por Paraú e Triunfo Potiguar, até a BR-226. “Assinei hoje, mas fiz questão de fazer o anúncio aqui na abertura da Fenavale, o aviso de licitação para fazermos a recuperação da RN-233, nos mesmos padrões das rodovias federais, mais larga, mais sinalizada e segura. Estou feliz porque, além de gerar mais empregos para as pessoas, significa promover o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Esperamos iniciar a construção no início do próximo ano”, disse a governadora.

Fátima citou outros investimentos do Governo do RN na área de infraestrutura viária, como os que estão sendo feitos na RN-404, trecho Carnaubais-Porto do Mangue, cuja manutenção será concluída na próxima semana, e as obras de restauração e conservação da RN-016, entre Assu e Carnaubais.

A governadora também assinou a ordem de serviço para a manutenção dos 125 dessalinizadores em operação, beneficiando mais de 30 mil pessoas em 70 municípios, e fez a entrega de cheques do Programa Microcrédito Empreendedor, gerenciado pela Agência de Fomento (AGN), a empreendedores formais e informais de Assu que atuam na prestação de serviços de transportes, conserto de computadores, comércio de peças de bicicletas, lanchonete, entre outros.

“No período da pandemia, a AGN teve muita sensibilidade, colocando crédito na praça para que os microempreendedores pudessem manter seus negócios. Em Assu, já são mais de um milhão de reais disponibilizados para os pequenos, para a cabeleireira, para o pessoal da área da gastronomia, da informática. Nosso governo vai continuar incentivando, cada vez mais, o microempresário”, adiantou a governadora.  

Fenavale

A Feira de Negócios de Assu e do Vale reúne diversos segmentos produtivos do comércio, indústria e serviço da região, oferecendo aos visitantes oportunidades nas mais diversas áreas da economia potiguar. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), organizadora da exposição, é a visita de cerca de 5 mil pessoas por dia. A estrutura conta com 200 estandes, como o do Itep, que está implantando no RN a carteira de identidade digital, ou RN Biométrico, como chamam os técnicos.

Cidade-polo do vale, Assu é o oitavo município mais populoso do RN, com 58.743 habitantes. De acordo com dados da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), são 1.853 empresas ativas, das quais 77% classificadas como microempresas e 8% na categoria pequeno porte.

Prefeito de Assu, o médico Gustavo Soares relembrou o início do enfrentamento da covid, pelo qual milhares de famílias enfrentaram e ainda passam por dificuldades. Ele saudou a Fenavale como uma oportunidade de recomeço. “Este é um momento único ao qual se unem Governo do Estado, MEIs, Prefeitura, setor político, Fecomércio, Sebrae, Sindivarejo para fazer deste momento uma reconstrução da dignidade, da economia, de muitas famílias que passaram necessidades. E assim como a prefeitura, o Governo do Estado não ficou distante. Juntos assumimos o papel de levar a economia da cidade para frente. Fico muito emocionado em viver este novo momento pelo qual o estado passa, que Assu vive”, frisou Gustavo Soares.

O deputado estadual George Soares comentou sobre a importância da feira para a apresentação das atividades comerciais da cidade e destacou obras e ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no Vale do Açu. Entre elas, a Estrada da Castanha, a reforma em quase todas as escolas estaduais do RN, a recuperação da RN-016, a segunda etapa do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba), o Centro Estadual de Educação Profissional na comunidade Linda Flor - que será transformado em IERN, com cursos técnicos adequados para o mercado local.

 “Não posso deixar de registrar a conquista dos 10 leitos de UTI instalados no Hospital Regional, que já salvou mais de 300 vidas da covid. Começamos agora as cirurgias eletivas acrescidas de outro sonho: as cirurgias ortopédicas”, assinalou.

Também participaram da abertura da feira, a vice-prefeita Fabiele Bezerra e o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Assis Souto; o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Afrânio Miranda, e o presidente da CDL/Assu, João Nogueira; Francisco Barbosa (Fecomércio), Fernando Sá Leitão (Sebrae); secretários estaduais Jaime Calado (Sedec), Guilherme Saldanha (Sape) e João Maria Cavalcanti (Semarh) e o adjunto da Sedec, Silvio Torquato; prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região.

Fátima em ação.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »