-

* Missas e procissão marcam encerramento da Festa de Santa Luzia em Mossoró.

 Nesta segunda-feira (13) termina a Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, na região Oeste do estado. Ao longo do dia haverá missas, além da tradicional procissão de encerramento da festa. Segundo a organização, são esperadas cerca de 100 mil pessoas durante a procissão.

A programação voltou este ano ao formato presencial depois de ter sido realizada de forma híbrida em 2020, em função da pandemia da Covid-19. A procissão foi substituída no ano passado por uma carreata.

A primeira missa do dia foi às 5h, na Catedral de Santa Luzia. Durante a manhã também foi realizada a 2ª edição da revoada da Luz, criada no ano passado. Duas aeronaves, uma com a imagem original da Santa e outra com um equipamento de som tocando o hino de Luzia, sobrevoaram a cidade por cerca de 40 minutos.

Às 10h está prevista uma missa solene, presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana, também na Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade. Haverá missa também ás 14h.

A expectativa dos organizadores é receber romeiros de várias cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e também do Ceará. Durante todo dia, serão servidas gratuitamente refeições para mais de 2.500 romeiros que vem de outros estados para a festa.

A concentração antes da procissão está prevista para às 17h, em Frente ao Fórum Silveira Martins, no conjunto Urick Graff. A procissão vai sair este ano da Capela de Mãe Rainha, seguindo pela Rua Raimundo Minervino, Avenida Presidente Dutra, até chegar a Catedral. O trajeto tem cerca de 5 km.

A expectativa da coordenação da festa é que cerca 100 mil pessoas participem da procissão e reforça necessidade dos cuidados com a Covid-19.

“desde o primeiro dia a gente pede que só vá para a procissão quem está com o esquema vacinal em dia. Todos devem usar a máscara elevar o seu álcool em gel. Vamos estar insistindo nisso pra quem gente faça uma bela procissão”, destacou Padre Flávio Augusto, vigário geral da diocese de Mossoró.

 

Programação

  • 10h - Missa solene na Catedral de Santa Luzia - presidida pelo Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana
  • 14h - Missa na Catedral de Santa Luzia
  • 15h – Missa Capela Mãe Rainha, conjunto Ulrick-Graff
  • 17h – Procissão de Santa Luzia (Saída: Capela Mãe Rainha – conjunto Ulrick – Graff)
  • Cerimonial de Encerramento - Catedral de Santa Luzia

  • Viva Santa Luzia. G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »