-

* Amigo de Bolsonaro confirma rachadinha nos gabinetes dele, de Flávio e Carlos, diz revista.

 A revista Veja publicou, nesta quinta-feira (20), denúncias feitas por um amigo há mais de 30 anos do presidente Jair Bolsonaro (PL) relatando a prática de "rachadinha" nos gabinetes de Jair — quando deputado —, e de dois de seus filhos, Flávio e Carlos Bolsonaro.

Waldir Ferraz, aposentado da Marinha Mercante, afirmou, segundo a revista Veja, que a advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente, era a responsável por organizar e comandar a arrecadação irregular de parte dos salários dos servidores, prática enquadrada como crime de peculato. 

Jacaré, como é chamado desde os tempos em que conhecia Bolsonaro pai na Câmara do Rio de Janeiro, ainda frequenta o círculo próximo do presidente e mantém encontros regulares com ele em Brasília. 

Ele afirma, segundo a revista, que, no entanto, Bolsonaro não sabia da prática das rachadinhas nos gabinetes, mas mesmo assim era o atual presidente que assinava as nomeações e exonerações dos servidores supostamente envolvidos na rachadinha. 

A história de décadas de rachadinha na família presidencial teria começado na década de 90, conforme relata a revista, após Ana Cristina tornar-se responsável pela administração do gabinete de Jair Bolsonaro. A prática posteriormente, segundo ele teria afirmado à Veja, se espalhou para os gabinetes dos dois filhos, mas sempre comandado pela então esposa de Bolsonaro.

Após o período trabalhando com Jair, Ana Cristina comandou o gabinete de Carlos por 7 anos, na Câmara do Rio.

A ex-esposa de Bolsonaro nunca trabalhou oficialmente para Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), mas teve por lá parentes diretamente empregados. Com sua saída, quem operou o esquema de rachadinha foi o ex-PM Fabrício Queiroz, também amigo de longa data de Bolsonaro, segundo "Jacaré" relatou, conforme a Veja.

Entretanto, nem Flávio nem Carlos não tinham conhecimento do crime, conforme publicou a revista. 

Foi somente com a denúncia dos relatórios do Coaf e das revelações na imprensa no início do mandato presidencial que Jair e os filhos ficaram sabendo, de acordo com Waldir Ferraz.

Ana Cristina e Carlos são investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por rachadinha. Flávio foi denunciado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa, mas ainda em 2021 o STF (Supremo Tribunal Federal) devolveu a investigação do caso à estaca zero

Já Queiroz chegou a ser preso preventivamente em um imóvel de Frederick Wasseff, advogado de Jair e Flávio, mas hoje cumpre prisão domiciliar. 

Bolsonaro e os filhos alegam que as denúncias são infundadas, e que partem de adversários que procuram desestabilizar o governo.

Procurada pela revista Veja, Ana Cristina negou que comandava esquemas de rachadinha, alegou inocência e saiu em defesa de Jair, Flávio e Carlos. Ao mesmo tempo, alegou que quem "mandava no gabinete" e assinava as "nomeações e exonerações" eram os Bolsonaros.

Chupa!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »