-

* Internações por Covid aumentam 296% em um mês no Rio Grande do Norte.

 As internações por Covid nos leitos clínicos e críticos nas redes pública e privada de saúde aumentaram 296% em um mês. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e foram analisados e divulgados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) neste sábado (5).

O RN iniciou o mês de fevereiro com 408 pacientes hospitalizados pela doença - em 30 de dezembro de 2021 eram 103. Nesse mesmo período, foram registradas 134 mortes por Covid.

Até a sexta-feira (4), o RN contabilizou 7.768 vidas perdidas para o coronavírus, com óbitos ocorridos em todas as 167 cidades potiguares.

De acordo com o Regula RN, neste sábado a ocupação de leitos de UTI Covid era de 75% em todo o RN. Antes desse novo pico da doença em janeiro, diante da chegada da variante Ômicron, a última vez que essa taxa havia sido atingida foi em junho de 2021.

O estado tem batido também recordes de registros de novos casos confirmados da infecção e o número de óbitos também voltou a subir neste início de ano.

Além disso, as urgências das unidades públicas de saúde e dos hospitais privados registram superlotação de pacientes com sintomas da Covid, que se confundem com os da Influenza, à procura de atendimento.

Diante da cepa mais contagiosa, as equipes de saúde também estão desfalcadas pela doença, o que gera sobrecarga ainda maior no sistema de saúde.

“Nós estamos com o número de infecções muito mais alto do que a gente teve em 2020 e 2021. A Ômicron é bem mais transmissível. Nós estávamos, no mês de janeiro, em um período de férias, festas, de veraneio, de aglomeração, e isso resultou em um número absurdo de casos que a gente tem visto nas últimas semanas aqui no estado", avaliou Carolina Damásio, preceptora multiprofissional infectologista do Instituto Santos Dumont (ISD).

O aumento de casos confirmados entre crianças e adultos chama atenção dos especialistas.

"Isso reflete, infelizmente, nas infecções de crianças. Se eu tenho mais adultos infectados, se eu tenho mais crianças expostas, e crianças infectadas. As notificações em crianças estão crescentes, aumentando aqui no estado, e as internações também estão crescentes”.

De acordo com Diana Rêgo, subcoordenadora de Epidemiologia da Sesap, o aumento de casos notificados ganhou força a partir da primeira semana de janeiro e bateu recorde na passagem para o mês de fevereiro.

“A Sesap vem fazendo um alerta para que todas as pessoas mantenham as medidas não-farmacológicas, em especial o uso da máscara e, na medida do possível, o distanciamento social. Para além disso, priorizar a vacinação. Nós temos um número de óbitos já supera o número que tivemos em dezembro (2021) e o perfil é de pessoas idosas, com comorbidades e que não possuíam o ciclo completo de vacinação (para a Covid)", pontuou.

"A gente precisa que as pessoas completem o ciclo, tomem a terceira dose que é a nossa estratégia mais eficiente contra o coronavírus”, ressaltou.

O Rio Grande do Norte tem 203.615 pessoas com o ciclo vacinal contra a covid em atraso, conforme dados da Plataforma RN + Vacina.

Percentual crítico

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu uma nota técnica na quinta (3) detalhando as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no SUS. Os números apontam crescimento da demanda e requerem “atenção e monitoramento contínuo”, segundo a entidade.

O relatório ponta que “13 estados apresentam aumento das taxas de ocupação e nove Unidades Federativas estão na zona de alerta crítico com indicador superior a 80%. Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico". Natal está entre as capitais na zona de alerta crítico, com percentual de ocupação estimado em 89%.

A nota destaca que o cenário atual não é o mesmo entre março e junho de 2021, considerada a fase mais crítica da pandemia e ressalta que mesmo com o acréscimo de leitos observados nas últimas semanas, a disponibilidade é bem menor. Segundo o documento, o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS "é preocupante, principalmente frente às baixas coberturas vacinais em diversas áreas do país, onde os recursos assistenciais são mais precários".

"Os pesquisadores alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”.

A Nota Técnica reforça também medidas como a exigência do passaporte vacinal. Os pesquisadores também sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o auto isolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.

Municípios com mais óbitos por covid-19 no RN

  • Natal - 2.816
  • Mossoró - 607
  • Parnamirim - 562
  • São Gonçalo do Amarante - 241
  • Macaíba - 180
  • Caicó - 170
  • Açu - 159
  • Ceará-Mirim - 122
  • Areia Branca - 110
  • Apodi - 101

Leitos.
Fonte: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN)

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »