-

* Prefeitura de Governador apoia a agricultura familiar.

Prefeitura de Governador discute e vai continuar se empenhando na articulação da agricultura familiar para o fornecimento de gêneros alimentícios para alimentação escolar

A Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado, por meio das secretarias municipais de Educação e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou reunião, nesta sexta-feira (25), para discutir a articulação da agricultura familiar para o fornecimento de gêneros alimentícios para alimentação escolar.
O encontro ocorreu na Quadra de Esporte Vicente Carlos e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Isabela Rodrigues; da nutricionista e responsável técnica da alimentação escolar da Pasta, Maria Luiza; do responsável interino pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Thalisson Bruno; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebastião Floriano de Oliveira; e os representantes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN): João Ítalo (assistente de extensão rural) e Leila Paiva (nutricionista).
Isabela destacou que o objetivo da reunião foi orientar os produtores rurais, explicando o funcionamento do programa e a lei que determina a aquisição de alimentos da agricultura familiar. “E para deixar bem claro que a nossa intenção é adquirir esses alimentos dos produtores do município”, ressaltou.
A secretária acrescentou que o trabalho precisa ser fortalecido, para a Prefeitura não ser obrigada a comprar de produtores de outros municípios.
Apesar de o cardápio e os produtos da alimentação escolar já estarem definidos, a Secretaria de Educação abriu a possibilidade de incluir novos produtos para facilitar a participação dos produtores locais.
A Prefeitura, Sindicato e Emater-RN continuarão se empenhando para que a agricultura familiar local reúna condições de fornecer os alimentos.
De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.


Prefeitura de Governador.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »