-

* Fachin defende urna eletrônica e rechaça “aventuras autoritárias”.

 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, voltou a defender o sistema eleitoral brasileiro e reafirmou que a urna eletrônica é segura. Nesta terça-feira (17/5), na abertura do evento Democracia e Eleições na América Latina e os Desafios das Autoridades Eleitorais, o magistrado frisou que “o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias”.

“Neste ano, o Brasil olha para o mundo, e o mundo, especialmente o mundo democrático, olha para o Brasil”, pontuou. O ministro citou recentes agressões ao processo eleitoral, como as que ocorreram no México e no Peru, como exemplos negativos, que devem ser rechaçados.

“A urna eletrônica permitiu a superação dessas inquietudes. É a urna eletrônica que traz paz e segurança ao nosso processo”, salientou. Fachin garantiu que uma rede internacional de monitoramento irá acompanhar as eleições brasileiras. O ministro mencionou entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o parlamento do Mercosul, a Rede Mundial de Justiça Eleitoral, entre outras.

“Somos uma vitrine e cabe à sociedade brasileira levar aos nossos vizinhos uma mensagem de paz e segurança. Temos consciência cívica, nacional e transfronteiriça”, ponderou.

Fachin.
Metrópoles

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »