-

* Líder: Bolsonaro é rejeitado por 52% dos brasileiros, segundo Datafolha.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 52%% dos eleitores. Segundo pesquisa Datafolha contratada pela TV Globo e divulgada nesta quinta-feira, o percentual dos que se negam a votar no candidato à reeleição oscilou um ponto percentual para cima em duas semanas, variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em julho, eram 53% os que se recusavam a votar no atual chefe do Executivo.

Líder em intenções de voto no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rechaçado por 39%. A taxa de rejeição ao petista era de 37% no levantamento de duas semanas atrás.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 24% de rejeição, um ponto a menos do que registrava há 15 dias. São 14% os que dizem não votar de jeito nenhum em Simone Tebet (MDB), que antes tinha a rejeição de 17%. O grupo que se nega a apoiar a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou três pontos para baixo e agora representa 13% do eleitorado.

O questionário do Datafolha ainda incluía o nome de Roberto Jefferson (PTB), que teve a candidatura barrada nesta quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral por descumprimento à Lei da Ficha Limpa. O ex-deputado marcou 20% de rejeição na pesquisa.

Este foi o primeiro levantamento do Datafolha depois do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado no domingo. Na ocasião, Lula escapou de pergunta sobre corrupção em governos do PT e Bolsonaro viu Ciro, Tebet e Soraya fazerem revezamento para atacá-lo.

Datafolha ouviu 5.734 eleitores de todas as regiões do país entre 30 de agosto e 1° de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00433/2022. Globo.

Rejeição na pauta;.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »