-

* Apavorado: Bolsonaro aciona TSE para derrubar live de Janones com Lula no Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a remoção de uma live realizada pelo deputado federal André Janones (Avante/MG), no Facebook, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta sexta-feira, 21. 

Na transmissão, Lula e Janones falaram sobre suposta intenção do ministro da Economia Paulo Guedes em desindexar da inflação o reajuste do salário mínimo e de benefícios sociais, o que poderia resultar em diminuição dos valores pagos aos trabalhadores e beneficiários. 

A live foi publicada com a seguinte legenda: "Urgente ao vivo: Bolsonaro vai diminuir salários, aposentadorias, auxílio emergencial BPC! [sic]". O texto foi escrito em caixa alta, estratégia constantemente usada pelo deputado para atrair internautas em suas publicações nas redes sociais.

Após o encerramento da live, a equipe jurídica do presidente acionou o TSE. Após tomar conhecimento da ação, Janones foi ao Twitter dizer que está sendo vítima de censura, embora nenhuma decisão tenha sido tomada ainda pelo tribunal.

Até às 22 horas desta sexta-feira, 21, a transmissão já havia registrado 638 mil visualizações, 171 mil comentários e mais de 113 mil compartilhamentos. Durante a live, o número de espectadores simultâneos chegou a de 87,2 mil. Segundo Janones, a quantidade é expressiva levando em conta o perfil da plataforma.

"A dinâmica do face [Facebook] é outra. Por lá o que bomba não é o simultâneo, a live roda muito é depois que termina. Bozo já colocou 25 mil pessoas ao vivo simultaneamente por lá! Parece pouco mas não é! Bora quebrar o recorde dele?", tuítou o deputado antes da transmissão ir ao ar. 

Após a live, Janones fez nova publicação comemorando o alcance: "Em 2019 eu fiz uma live que teve 38,9 milhões de visualizações finais! Sabe quantas acompanharam ao vivo? 2.300 pessoas só! Entenderam a potência dessa live? Até o dia da eleição ela vai chegar fácil em mais de 10 milhões de famílias, com os temas que precisamos! Xeque mate!", escreveu. 

Essa é a segunda investida da campanha de Bolsonaro contra André Janones no TSE. No último domingo, 16, os advogados do presidente pediram a suspensão dos perfis do deputado em todas as redes sociais até o fim do segundo turno alegando divulgação de notícias falsas pelo parlamentar. 

“Além de promover maliciosas ações coordenadas com o objetivo desvelado de esvaziar a eficácia das decisões proferidas pela Justiça Eleitoral”, argumentou a defesa de Bolsonaro. A ação, que também pede a cassação do mandato de Janones, ainda aguarda julgamento do tribunal. 

Live apavorou o Bolsonaro.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »