-

* Bolsonaro deixa o Alvorada sem falar com a imprensa e mantém silêncio sobre vitória de Lula.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Alvorada nesta segunda-feira, 31, após resultado do pleito que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela terceira vez à Presidência da República do Brasil no domingo, 30. O chefe do Executivo passou a noite em silêncio, ainda não reconheceu o placar do petista e se recusou a falar com a imprensa.

O mandatário saiu da Alvorada acompanhado por um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), e do candidato a vice-presidente em sua chapa nas eleições de 2022, o general Braga Netto. 

A derrota do presidente Bolsonaro no segundo turno das eleições no domingo, representa o fim do ciclo de reeleições entre os presidentes que se candidataram consecutivamente. É a primeira vez que isso acontece desde 1998, quando foi instituído a possibilidade de um segundo mandato na Constituição Federal.

A vitória de Lula também provocou a primeira derrota política do mandatário em sua carreira e interrompe uma trajetória de 33 anos na política. Bolsonaro obteve 57 milhões de votos (49,1%), enquanto o petista teve mais de 59 milhões de votos (50,9%).

Bolsonaro concorreu a um cargo político pela primeira vez em 1988, na época com 33 anos. Ele foi eleito vereador do Rio de Janeiro, mas não ocupou a cadeira por muito tempo.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »