-

* Velório reúne família e vizinhos de estudante baleado por colega com arma de CAC em escola de Sobral, no Ceará.

 Familiares e vizinhos se reuniram, neste domingo (9), para participar do velório do estudante Júlio César de Souza Alves, 15 anos, baleado dentro da escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral. O óbito do adolescente foi confirmado neste sábado (8). Ele e outros dois colegas foram atingidos em sala de aula por tiros disparados por um outro aluno na quarta-feira (5).

O paciente estava na Santa Casa de Misericórdia de Sobral desde a quarta-feira, quando ele e outros dois estudantes foram feridos a tiros. Na sexta-feira (7), o jovem estava com quadro irreversível de saúde — havia a suspeita de que o jovem sofrera morte encefálica, mas ele passava por exames para confirmação do estado. Os outros adolescentes atingidos já receberam alta.

O velório, que acontece na casa dos avós de Júlio César, no Bairro Santa Casa, em Sobral, começou ainda na madrugada e deve seguir na tarde deste domingo. Em seguida, o corpo foi para capela São José, no bairro Sumaré. A igreja fica em frente à escola onde tudo aconteceu e onde o garoto estudava. No fim da tarde, o enterro acontece em um cemitério do município.

O óbito foi confirmado em uma nota de pesar emitida pela escola onde ele estudava. "Nesse momento de dor, a EEMTI Prof. Carmosina F. Gomes se solidariza com todos os familiares, amigos e comunidade escolar e expressa as mais sinceras condolências", disse o texto.


A governadora do Ceará, Izolda Cela, lamentou a morte de Júlio César. "Recebi, com profundo pesar, a notícia da morte do nosso estudante Júlio César de Souza Alves, de 15 anos, baleado após discussão na EEMTI Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, na última quarta-feira. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor", postou a gestora nas redes sociais.


O jovem detido alegou, em depoimento a polícia, sofrer bullying dos colegas. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que a arma utilizada nos disparos pertencia a uma pessoa com registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Inicialmente a polícia havia informado que o dono da arma era pai do jovem, porém a pasta negou o fato, acrescentando ter ouvido o pai e o proprietário do armamento.


O atirador, de 15 anos, estuda na mesma sala de aula das três vítimas, que cursam o 1º ano do ensino médio. O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.


A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lamentou o ocorrido e informou que a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, responsável pela região, adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial.


Ainda conforme a secretaria, a pasta tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos. g1






Tragédia.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »