-

* Nuvem de insetos invade cidade de Santa Helena no Alto Sertão da Paraíba.

 Uma “nuvem” de insetos invadiu a cidade de Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, na noite da última sexta-feira (18). Foi a primeira vez que o município passou por essa experiência e a situação assustou os moradores. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais.

Ao g1, o prefeito da cidade, João Cleber, contou que a invasão durou cerca de três horas. “A cidade parou, o comércio e a unidade de saúde fecharam… Todo mundo se isolou em casa com as luzes apagadas”, relatou.

Antônio Neto, morador da cidade, descreveu a situação como “anormal” . “Besouros costumam aparecer em época de chuva, mas dessa forma nunca tinha acontecido”, disse. Ele também contou que os serviços de delivery de alguns estabelecimentos também foram afetados.

Na manhã do dia seguinte, os moradores da cidade puderam visualizar melhor a dimensão da invasão dos animais. As ruas e praças ficaram cheias de insetos mortos. Agentes de limpeza realizaram o serviço de manutenção nos locais. Ainda segundo o prefeito, no sábado (19) a situação já estava normalizada.

Os insetos

O biólogo paraibano Gean Ferreira, morador da cidade de Santa Helena, usou o microscópio para visualizar melhor o inseto e descobrir de que espécie se tratava. Segundo ele, os insetos são uma espécie de psilídeos e se assemelham a pequenas cigarras, mas ressalta que não são da mesma família. “A olho nu você não consegue visualizar esse aspecto”, acrescentou.

O biólogo ainda explica que “essa explosão populacional pode ter sido ocasionada pela mudança repentina do comportamento climático da região (aumento de temperatura e chuvas), fazendo com os ovos eclodissem desenfreadamente, impedindo que seus predadores naturais (insetos maiores que vivem no mesmo ambiente) pudessem controlar o crescimento populacional, causando um desequilíbrio”.


Nossa.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »