-

* Servidores legislativos acompanham painéis no segundo dia da Unale.

 O segundo dia da 25ª Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reuniu nesta quinta-feira (10) uma série de painéis com temáticas diversas para os servidores legislativos presentes no evento. Chefiada pelo diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Augusto Viveiros, a comitiva potiguar se fez novamente presente nas ações.   

“Estamos satisfeitos com a participação efetiva dos servidores da Assembleia no Jubileu da Conferência da Unale. Uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos entre os legislativos”, disse Viveiros.

Abrindo as apresentações do dia, o coordenador geral do ILB/Interlegis do Senado Federal, Luis Fernando Machado, ministrou capacitação voltada para o mandato parlamentar. Em seguida, a analista da unidade de ambiente de negócios do Sebrae/PE, Priscila Maria Lapa, discorreu sobre o tema “Cidade empreendedora e melhorias no ambiente de negócios”.

O professor da FGV e da Fundação Dom Cabral, Humberto Martins, e a consultora política da Câmara dos Deputados, Ana Caroline Brito, foram responsáveis por conduzir o painel “Perspectivas da nova legislatura nos Parlamentos Estaduais”.

As atividades da manhã seguiram com a promoção de mesa redonda com a temática “Cidades Inteligentes”, comandada pelo Diretor da Urban Systems, Willian Rigon, com participação remota do diretor de desenvolvimento do Parque Tecnológico de São Jose´ dos Campos/SP, Marcelo Nunes. 

Para o período da tarde, a programação da 25ª Conferência da Unale prevê ainda as seguintes atividades: “Cenário econômico geral”, pelo economista especializado em Inovação Pública, Gustavo Grisa; “Economia Criativa e as novas tendências”, pela economista e doutora em urbanismo, Ana Carla Fonseca; “Ampliação do espaço constitucional e fortalecimento do Legislativo Estadual”, pelo constitucionalista Marcelo Labanca; mesa redonda será realizada com o tema “Imigração: Estamos preparados para receber os imigrantes?”, a ser comandada pelo analista político e professor de relações internacionais da FGV SONYA HARPER, deputada do estado de Illinois, Estados Unidos, Oliver Stuenkel.

A programação do dia conta ainda com o painel “Gestão Pública nos Estados: Cenário para os próximos 4 anos”, com participações previstas da governadora eleita do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

25ª Conferência da Unale

Com o tema central “Rumo ao Parlamento do Futuro”, a 25ª Conferência Nacional da Unale se estende até a sexta-feira (11) reunindo legislativos e legisladores de todo o país, visando discutir soluções práticas para o desenvolvimento legislativo.

Também será realizada a entrega da 3ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, com objetivo de incentivar as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos prestados à sociedade. Casas Legislativas de todo o Brasil concorrem em três categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Esse ano, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concorre novamente na categoria gestão com o sistema Legis Plenário, desenvolvido pela diretoria de Gestão Tecnológica da Casa. A ALRN é bicampeã da competição, tendo ganho as duas últimas edições com os sistemas Legis RH e e-Legis.

“Reconhecemos o esforço da equipe em prol do tricampeonato da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no prêmio Assembleia Cidadã da Unale, na categoria Gestão. Chegaremos gritando que o tri é nosso!”, concluiu Augusto Viveiros.

Servidor.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »