-

* Mourão chama Bolsonaro de irresponsável e defende alternância de poder no Brasil.

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, fez neste sábado (31) um pronunciamento de fim de ano transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão. Mourão chega a chamar Bolsonaro de irresponsável indiretamente e criticou "lideranças" que, por meio do silêncio, deixaram crescer um "clima de caos" no país.

Ele disse ainda que a "alternância de poder em uma democracia é saudável e deve ser preservada" .

Mourão assumiu a presidência do Brasil na tarde desta sexta (30), quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o espaço aéreo brasileiro rumo a Orlando, na Flórida (Estados Unidos).

O político, que se elegeu senador pelo Rio Grande do Sul, passará menos de dois dias no posto. O mandato de Bolsonaro e Mourão termina às 23h59 deste sábado.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), tomam posse nos cargos neste domingo (1º). Pelo que já foi anunciado, nem Bolsonaro nem Mourão participarão da cerimônia.

Mensagem de fim de ano

Nos três anos anteriores, Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, veicularam mensagens de fim de ano usando a cadeia nacional de rádio e TV. O casal sempre optou pelo dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Em 2022, Bolsonaro passou os últimos dois meses do ano recluso após ter sido derrotado por Lula no segundo turno das eleições. O presidente e a primeira-dama não produziram mensagem de fim de ano.

Na sexta, antes de embarcar para os Estados Unidos, Bolsonaro fez uma "live" de mais de uma hora nas redes sociais. Não incluiu, no entanto, uma mensagem do tipo aos brasileiros.

Bolsonaro fora do país

Ao viajar para os Estados Unidos nesta sexta, Jair Bolsonaro abreviou o próprio mandato presidencial em dois dias. Na prática, ao deixar o país, o chefe do Executivo transmite o cargo para seu sucessor.

Bolsonaro não participará da cerimônia de posse de Lula – e, com isso, também não passará a faixa presidencial ao futuro presidente. A passagem da faixa é uma tradição que simboliza a alternância de poder e a força do sistema democrático.

Até a noite deste sábado, o cerimonial da posse ainda não tinha revelado quem passará a faixa a Lula. O gesto tem valor apenas simbólico, e mudanças nesse rito não têm qualquer impacto sobre a sucessão dos mandatos.

Detalhe: “Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social e, de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns por inação e por outros por fomentar um pretenso golpe”, dirá Mourão.

Mourão.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »