-

* Vídeo: 'Assédio explícito', diz vereadora beijada à força por parlamentar em Florianópolis.

 A vereadora Carla Ayres (PT), que foi assediada em uma sessão da Câmara de Florianópolis ao ser abraçada e beijada à força por um parlamentar, afirmou nesta quinta-feira (8) que vai pedir que a Comissão de Ética do legislativo se manifeste sobre o caso. Um boletim de ocorrência por importunação sexual e violência política de gênero também será feito.

A cena que mostra Marquinhos da Silva (PSC) agarrando a petista foi flagrada através das câmeras do legislativo na quinta-feira (7) (assista acima). Em nota, o parlamentar pediu desculpas e afirmou que errou ao abordá-la de "maneira inconveniente".

"Essa situação é uma situação de assédio explícito. Um assédio contra o meu corpo e que manifesta a forma como os homens lidam com as mulheres em vários espaços, inclusive nos espaços institucionais", afirmou a vereadora.

Nesta quinta, a Câmara emitiu uma nota afirmando repudiar o ato do político. O órgão disse também que assim que o processo chegar à Mesa Diretora, "será realizada a apuração dos fatos" (leia a íntegra mais abaixo).

Após o caso ser denunciado, o Partido Social Cristão nacional afirmou que acompanhará as investigações sobre o parlamentar. A legenda estadual vai apurar a conduta.

O caso

Carla participava da sessão na quarta e discutia um projeto, quando foi abordada pelo vereador. Na imagem, é possível ver que Silva a aborda puxando-a pelo braço e, ao ver sua recusa, se levanta, enquanto a vereadora tenta sair. Na sequência, ele a abraça por trás e beija seu rosto à força.

"Eu me sinto enojada em relação à postura, mas afirmo para todas as mulheres de Florianópolis e de Santa Catarina, da qual a minha representação diz respeito, que eu não vou deixar isso por isso. Não é só uma manifestação em redes sociais, isso não dá liberdade a nenhum colega a agir assim comigo, com outra vereadora ou qualquer outra mulher", disse.


O que disse Marquinhos da Silva


"Recebo com tristeza a notícia de acusação de assédio contra uma colega, vereadora Carla Ayres, na sessão desta quarta-feira (7), da Câmara Municipal de Florianópolis, com quem, apesar de divergências políticas, sempre demonstrei imenso carinho e respeito, dentro e fora do plenário.


Reconheço meu erro em abordar a vereadora de maneira inconveniente, sem a sua autorização, e diante disso peço minhas sinceras desculpas a ela e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas pelo meu ato. Ressalto que em nenhum momento agi de maneira má-intencionada, porém, fui infeliz em invadir o seu espaço.

j
Absurdo...



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »