-

* Dino determina investigação sobre genocídio em terra Yanomami.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (foto), determinou a abertura de inquérito policial para investigar o crime de genocídio e crimes ambientas nas terras indígenas Yanomami. Dino esteve em Roraima neste sábado (21), ao lado de Lula, para analisar a crise sanitária na reserva.

De acordo com nota divulgada pela pasta, a Polícia Federal ficará responsável, a partir de segunda-feira (23), pela investigação.

“O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomamis. Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF”, disse o ministro.

O Ministério dos Povos Indígenas estima que ao menos 570 crianças foram mortas em decorrência de desnutrição e fome nos últimos quatro anos.

Na noite de sexta-feira, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para combater a falta de assistência sanitária das populações no território Yanomami. Técnicos da pasta resgataram ao menos oito crianças em estado grave.



Absurdo.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »