-

* É #FAKE que vídeo mostre integrante do MST quebrando vidros nos ataques em Brasília.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem de capacete vermelho quebrando vidraças de grande porte. Legendas afirmam que o homem é um integrante do MST e quebra vidros de prédios públicos de Brasília em série para colocar a culpa em bolsonaristas. É #FAKE.

Uma das versões da mensagem falsa diz: "Nome dele é Hugo. É do MST. Aproveitou o momento para destruir tudo e botar a culpa nos patriotas." Outra versão diz: "Vândalos, fazem isso para acusar os patriotas."


O vídeo não mostra um ataque a prédios públicos de Brasília. Na verdade, já estava publicado na internet antes dos ataques ocorridos em 8 de janeiro. As paredes do prédio mostram inscrições em outros idiomas e a conta que publicou o vídeo no TikTok é chinesa. O vídeo tem legenda e comentários em inglês.

Leia também Golpistas identificados: veja nomes de invasores da Praça dos Três Poderes | Política | G1

Bolsonaristas radicais, golpistas e criminosos invadiram e depredaram neste domingo (8) o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília.


O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.


Após os ataques, mensagens nas redes sociais buscam isentar os bolsonaristas de culpa e, sem prova, atribuir a petistas ou infiltrados a responsabilidade pelos atos e vandalismo. g1

A turma mente de verdade.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »