-

* Jovem encontrada morta na UFPI é identificada pela polícia.

Janaína Bezerra da Silva, foi encontrada na manhã deste sábado (28) sem vida nas imediações do Centro de Ciências da Natureza (CCN), na Universidade Federal do Piauí. A jovem era aluna do curso de jornalismo.

A ocorrência foi atendida pelo 9° BPM, mas investigações ainda estão em curso para apurar o que teria acontecido com a jovem.

Nas redes sociais, uma mulher que se diz cunhada de Janaína  informou que a estudante estava com um homem no local, que seria o suspeito do crime, tendo sido abusada e espancada pelo indivíduo.

Estudante morre em hospital depois de ser encontrada desmaiada na UFPI

Uma jovem foi encontrada desacordada nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Um funcionário encontrou a estudante, que foi levada ao Hospital da Primavera, mas a garota faleceu na unidade de saúde. O motivo do falecimento ainda não foi divulgado. No momento acontecia uma calourada nas imediações do Diretório Central de Estudantes (DCE).

O DCE emitiu uma nota confirmando o ocorrido e informando que se trata de uma aluna do curso de jornalismo. O diretório reforça, em nota, “que ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.”

De acordo com a nota a ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE, o Centro de Ciências da Natureza (CCN). Mesmo local em que aconteceu uma calourada na noite deste sábado (27).

A nota ainda reforça que a falta de segurança no campus é assunto recorrente. “O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela”

Confira a nota na íntegra:

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) hoje (27).

A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais nesta manhã e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido.

No entanto, ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.

As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vitima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.

As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE  é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de  integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis.

O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela. 

No final do ano, em debate de semanas, conseguimos uma Comissão para dar início neste ano o atendimento a estudantes que sofrem com assédio na Universidade. Temos nítido, no entanto, que esse não é o máximo que a Administração Superior possa fazer para sanar a situação que ocorre hoje, sabemos que o debate de segurança na Universidade passa por um debate patrimônio e não de vida dos estudantes, e também que esse debate não acontece só na Universidade, mas no mundo que é cercado por uma super estrutura de violência.

O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil. 

Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil.

O Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo na UFPI também emitiu nota se solidarizando com familiares e amigos da vítima e reforçando a postura de não espalhar boatos neste momento em que as investigações ainda estão em curso.

O Centro Acadêmico de Comunicação Social/Jornalismo (CACOS) lamenta o falecimento da estudante ocorrido na noite de ontem (26).

Neste momento tão difícil,  nos solidarizaramos com os familiares e amigos da jovem.

O Centro reforça que tudo está sendo investigado pelas devidas autoridades, não cabendo a nós espalhar informações falsas e boatos sobre o ocorrido.



Local.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »