-

* Médicos captam 11 órgãos para doação e material é transportado para pacientes em três estados diferentes.

A quinta-feira (19) foi dia da primeira captação de órgãos do ano no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Ao todo, 11 órgãos foram doados em ato que vai ajudar a salvar a vida de 11 pacientes de três estados diferentes.

Os órgãos foram captados de dois pacientes que estavam internados na unidade. Eles tinham 24 e 51 anos, tiveram morte cerebral confirmada e as famílias de ambos autorizaram que o procedimento ocorresse.

Leia também * Família doa órgãos de jovem que teve morte cerebral confirmada após ser baleado em Areia Branca. - Blog do João Marcolino

A captação teve início por volta das 11h e foi feita por uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Os profissionais utilizaram um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para acelerar o percurso de chegada ao município potiguar.

Foram captados um coração, quatro rins, quatro córneas e dois fígados. Os órgãos foram transportados para pacientes no Ceará, Distrito Federal e no próprio Rio Grande do Norte.

Passo a passo

O processo de doação de órgãos é composto por diversas etapas. Quando um paciente está em situação grave, tem início um protocolo que passa pela supervisão de três profissionais de diferentes áreas.

Dois exames clínicos são realizados para confirmar a presença do coma e ausência da função do tronco encefálico. Um terceiro exame, esse de imagem, também é realizado e, após a confirmação dos resultados, é emitido um laudo.

Com o laudo em mãos, os médicos comunicam a família sobre a possibilidade da doação (quando ela existir). Apenas a família pode autorizar que o procedimento seja feito.

Os órgãos só são retirados (processo chamado de captação) quando existe alguém para receber. O paciente já fica preparado em uma sala de cirurgia esperando pela chegada dos órgãos. G1RN

Um dos doadores.
Médicos em ação.
Translado.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »