-

* Não é de boa intenção em relação à democracia, diz Gilmar, sobre minuta.

Gilmar Mendes (foto) se pronunciou sobre a minuta para decretar estado de defesa que foi encontrada pela Polícia Federal na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, o documento seria uma possível tentativa, inconstitucional, de alterar o resultado da eleição presidencial vencida por Lula.

Ao falar sobre a minuta, em entrevista à TV Globo, o ministro do STF afirmou que a minuta “suscita uma série de indagações, e não é revelador de boa intenção em relação à preservação dos parâmetros da democracia”.

“Tivemos uma sequência de fatos desde 2019, (…) ataques eventualmente ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal, tivemos dois 7 de setembro sempre com esse tom de ameaça aos ministros, xingamentos, e tudo isso faz parte desse caldo de cultura que desaguou no 8 de janeiro, que eu já chamei de o dia da infâmia”, acrescentou Gilmar, se referindo à invasão dos prédios dos três Poderes.

Acusado de omissão dolosa como secretário de Segurança do DF no episódio da invasão bolsonarista aos prédios dos três Poderes em Brasília, no último domingo (8), Torres teve sua prisão decretada por Alexandre de Moraes. Ele está nos EUA, e a expectativa é que volte ao país e se entregue ainda nesta semana.

Gilmar Mendes.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »