-

* Otan está pronta para confronto com a Rússia, diz almirante.

 O presidente do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o almirante Rob Bauer, da Marinha Real Holandesa, disse na 6ª feira (29.jan.2023) que a organização está “pronta” para um confronto direto com a Rússia. A fala foi em entrevista ao canal RTP.

“Temos que estar prontos. Não temos tempo para nos prepararmos porque depende deles quando vierem”, declarou. Por esse motivo, o almirante defendeu a priorização do que chamou de “economia de guerra em tempos de paz”.

A fala de Bauer se dá 3 dias depois de a Rússia criticar os Estados Unidos por “envolvimento direto” no conflito com a Ucrânia ao enviar tanques de guerra ao país. Em entrevista a jornalistas na 6ª feira (27.jan), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que tudo que Otan faz é percebido como envolvimento direto. 

Na 4ª feira (25.jan), O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que enviaria 31 tanques do modelo M1A1 Abrams para a Ucrânia. A medida foi tomada depois que a Alemanha e a Espanha anunciaram que também enviarão reforços a Kiev.

Na ocasião, o presidente dos EUA disse que a decisão não era “uma ameaça ofensiva à Rússia” e que o objetivo é “ajudar a Ucrânia a manter sua soberania”.

No mesmo dia, Alemanha e Espanha também anunciaram o envio de tanques de guerra avançados para a Ucrânia. Os anúncios foram feitos depois de meses de apelos do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O objetivo é que Alemanha, Espanha e outros aliados forneçam à Ucrânia um total de 2 batalhões, ou 88 tanques. Poder 360

Bronca grande.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »