-

* Presos por atos golpistas frequentavam gabinetes de deputados bolsonaristas inclusive o Girão do RN.

 George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego dos Santos Rodrigues, presos pela Polícia Federal após tentativa de explosão de um caminhão tanque em Brasília no dia 24 de dezembro, foram recebidos por deputados federais bolsonaristas em seus gabinetes, entre 23 de novembro e 7 de dezembro de 2022.

Além de George e Alan, o influenciador Bismark Fugazza também circulava por gabinetes de aliados de Jair Bolsonaro no mesmo período. Ele está foragido após o ministro do STF Alexandre de Moraes expedir um mandado de prisão por manifestações de apoio a atos antidemocráticos.

Os dados foram obtidos com exclusividade pelo O Antagonista, via Lei de Acesso à Informação (LAI), junto à Câmara dos Deputados.

De acordo com os dados enviados pela Câmara, o empresário paraense George Washington esteve no gabinete 334, do deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), localizado no anexo IV, no dia 23 de novembro, às 12h04.  À reportagem, o parlamentar disse não conhecer “esse senhor”.

“Pode ter ido no meu gabinete? Sim. Nesse período recebi muitas comissões de paraenses que estavam em Brasília. Queriam informações principalmente do que o presidente faria. Não sei lhe dizer se foi realmente, mas pode ter ido“, afirmou o deputado.

George Washington, morador de Xinguá (PA), chegou em Brasília no dia 12 de novembro para participar do acampamento em frente ao QG do Exército, no Setor Militar Urbano. Apoiador de Jair Bolsonaro, ele gastou R$ 160 mil em pistolas, fuzis, carabinas, mais de mil munições e cinco dinamites.

Parceiro de George Washington na tentativa de ataque à bomba a um caminhão, Alan Diego fez duas visitas à Câmara dos Deputados. A primeira, no dia 6 de dezembro, às 14h34, quando foi recebido na liderança do Podemos, cujo líder é o deputado federal Igor Timo, de Minas Gerais.

No dia seguinte, Alan – apontado como a pessoa que recebeu a bomba de George Washington no atentado frustrado – retornou à Câmara, e sua entrada foi registrada às 10h38. Ele informou na portaria que iria ao Auditório Nereu Ramos. Contudo, não há registro de nenhuma atividade no auditório nesta data.

O influencer Bismark Fugazza é o que mais frequentou gabinetes de deputados bolsonaristas no período. No dia 30 de novembro de 2022, Fugazza visitou os gabinetes do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e do deputado General Girão (PL-RN), às  10h28 e 19h16, respectivamente. No dia 6 de dezembro, ele foi recebido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), às 15h24.

“Ele não foi no meu gabinete, ele entrou na Câmara usando o meu gabinete. Ele encontrou comigo fora. Se não me engano, nesse dia, teve uma apresentação da Frente Parlamentar Evangélica e eles [referindo-se a Bismark e Paulo Souza, do canal Hipócritas] ficaram por lá. Depois que entra já não está mais sob a minha responsabilidade“, declarou a deputada Carla Zambelli a O Antagonista.

No dia 7 de dezembro, Fugazza retornou à Câmara e se dirigiu ao Auditório Nereu Ramos, às 8h30. No mesmo dia e horário próximo, Alan dos Santos estava no local.

O O Antagonista tentou entrar em contato com os deputados Alexandre Silveira, Igor Timo e General Girão, sem sucesso. O espaço está aberto para suas manifestações.

A reportagem encaminhou o mesmo pedido de informações ao Senado Federal que negou o acesso aos dados.

Golpistas.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »