-

* Atirador de chacina em MT era CAC desde 2022 e terá registro cancelado pelo Exército.

Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, autor da chacina que matou sete pessoas junto com um comparsa em um bar em Sinop, a 503 km de Cuiabá, era registrado como Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador (CAC), desde março de 2022, de acordo com o Exército. Ele é uma das 22.011 pessoas que conseguiram certificados CAC no último ano em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo o órgão, o registro de Edgar encontra-se suspenso após a chacina, com Processo Administrativo instaurado para cancelamento, conforme a legislação vigente.

Entre 2019 e 2022, período do governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 56 mil armas foram registradas por colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CAC) em MT e em MS, de acordo com dados do Exército.

No último ano, houve uma disparada, com 33.079 novas armas cadastradas, o que representa uma média de 90,6 armas por dia e aumento de 1.010,4%, comparando com dados de 2019.

Chacina

Edgar foi preso nessa quinta-feira (23), após se entregar à Polícia Civil. O cúmplice dele, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar, na quarta-feira (22).

A equipe do advogado Marcos Vinícius Borges, que representa Edgar, informou que o acusado não teve a intenção de matar a adolescente, que se mostra arrependido e irá arcar com as consequências jurídicas do processo.

A Justiça manteve a prisão temporária de Edgar e ele foi transferido para a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, nesta sexta-feira (24). A prisão temporária é válida por 30 dias e, após esse período, a magistrada fará uma nova análise do caso, com base nos pedidos das autoridades.


Jogo e aposta perdida


Edgar e Ezequias mataram sete pessoas após perderem cerca de R$ 4 mil em uma aposta de sinucaUm vídeo registrado pelas câmeras de segurança do bar mostrou o momento em que um dos homens, com uma pistola, pede para que as algumas das vítimas fiquem de costas, viradas para a parede.


Enquanto isso, um outro homem pega uma espingarda calibre 12 mm na caminhonete e, em seguida, atira contra as vítimas. Algumas das pessoas tentam correr, mas são atingidas fora do bar. g1

CAC.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »