-

* Coreia do Norte diz ter capacidade nuclear “fatal”.

 A Coreia do Norte confirmou neste domingo (19.fev.2023) ter lançado um ICBM (sigla em inglês para míssil balístico intercontinental) do tipo Hwasong-15 no dia anterior. Disse ter sido um “exercício de lançamento repentino” que demonstrou sua prontidão para um “contra-ataque poderoso” a forças hostis. No sábado (18.fev), a Coreia do Sul e o Japão disseram que Pyongyang teria disparado um míssil balístico de longo alcance em direção ao mar. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, falou que o míssil caiu dentro de zona exclusiva de seu país.

Conforme a KCNA, a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a ordem para o disparo estava assinada pelo líder do país, Kim Jong-un. O míssil voou por 1 hora, 6 minutos e 55 segundos. Atingiu a altura máxima de 5.768 km antes de atingir a área pré-definida, localizada a 989 km de distância do local do lançamento. A agência disse que o “exercício surpresa” foi “conduzido na situação atual em que as ameaças militares dos EUA e da Coreia do Sul estão ficando sérias a ponto de não poderem ser negligenciadas”.

Segundo a KCNA, o disparo prova que a Coreia do Norte tem potencial “para fazer com que sua capacidade de contra-ataque nuclear seja fatal contra as forças hostis”. Poder 360

Nossa.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »