-

* Mocidade Alegre é campeã do carnaval de SP e conquista seu 11º título.

A Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola venceu seu 11º título e estava desde 2015 sem levar o título. A disputa foi acirrada e o resultado só foi definido depois da nota do último jurado do último quesito, Fantasia.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2023 de São Paulo aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na tarde desta terça-feira (21). Presidentes e diretores das 14 agremiações estavam presentes.

Relembre o desfile

Quinta a desfilar pela passarela, a Mocidade Alegre levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. O nome do guerreiro foi apresentado ao público no começo do espetáculo. Cada letra foi escrita em taikos, tambores orientais, que eram girados em 180° que, após o movimento, revelavam a palavra “morada”, apelido da escola.

As representações das gueixas e dos samurais japoneses indicaram o capricho e o cuidado da Mocidade com a fantasia. Nos carros-alegóricos, um guerreiro sendo banhado por uma queda d’água e o dragão abraçado a uma espada girando sobre a alegoria também impressionaram o público.

O último carro alegórico, com um menino negro segurando um origami e um livro, trouxe a mensagem que todas as crianças, assim como Yasuke, podem ser quem elas desejam. E foi esse sentimento que atingiu Tiago Modesto, de 13 anos, que teve o rosto gravado em uma das fantasias usadas pela Mocidade no desfile.

Ao lado de sua mãe, Andrea Modesto, coordenadora da ala das crianças da agremiação, ele contou à reportagem que é gratificante – e também “maneiro” – ter o rosto em uma fantasia. “Ainda mais quando se fala da história de um samurai”, diz o garoto, que desfila pela Mocidade desde os 6 anos. “O (desfile) desse ano foi um dos mais especiais”.

Pai e outros irmãos de Tiago também desfilam há anos pela agremiação, que “abraçou a família”, diz Andrea. Ela conta que foi emocionante quando soube que o rosto do filho foi escolhido para estampar a fantasia. “O Thiago é um menino determinado, uma criança de Heliópolis que representa o recado passado pela escola: que as pessoas negras podem ser quem elas quiserem.” R7

Parabéns.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »