-

* Mossoró/imagens fortes: UBS da Barrinha é o retrato do caos na saúde da Gestão Allyson Bezerra.

 O cenário é de abandono. Casa velha, material encalhado, entulhos, mato tomando de conta e galinhas soltas no quintal. Não fosse o letreiro na parede, ninguém conseguiria identificar que ali funciona uma unidade de saúde pública.

Trata-se do caos instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na localidade rural Barrinha, distante 11 quilômetros do perímetro urbano de Mossoró. Os moradores da comunidade registraram em fotos, que ilustram a reportagem, e em vídeo, para denunciar o que eles consideram abandono por parte da gestão municipal.

O caso é grave e afeta diretamente os cerca de 1.800 moradores da Barrinha.

Um vídeo que circula nas redes sociais, como forma de denúncia e, também, de pedido de socorro às autoridades públicas, mostra um profissional atendendo paciente na sombra de uma árvore no quintal da UBS. É possível ver galinhas no local, dividindo espaços.

O profissional decidiu ir para a área aberta porque a velha estrutura do prédio está comprometida, e não oferece condições mínimas de funcionamento e de segurança. Inclusive, o sistema de ar condicionado não funciona, impossibilitando o uso da sala de atendimento em razão do forte calor.

Profissional atende paciente na sombra de uma árvore

Os moradores, que protestaram contra o descaso, afirmam que falta de tudo na UBS. Eles denunciam que até um dentista lotado na unidade está impedido de atender as pessoas porque não tem material para usar nos procedimentos. A situação só não está pior porque a Secretaria Municipal de Saúde, quando soube da realização dos protestos, enviou caixas de medicamentos, como forma de amenizar o cenário.

A moradora Larisse Alves de Menezes Silva atesta que a falta de medicamentos é constante, inclusive, ela fez uma lista de remédios que não são encontrados na UBS. O documento foi entregue ao vereador Paulo Igo (Solidariedade), que visitou a comunidade para constatar a situação in loco. “Realmente, é muito grave o que está acontecendo na Barrinha, pude ver de perto o caos instalado no local”, afirma o vereador.

Os moradores esperam, com a denúncia, provocar o Ministério Público Estadual (MPRN) para investigar a situação. Eles entendem que é impossível ter acesso à saúde dessa forma e que a vida das pessoas está sob risco já que não tem assistência.

Paulo Igo atesta que o caos na saúde é visto em outras Unidades Básicas de Saúde de Mossoró. As reclamações surgem todos os dias, apontando principalmente falta de medicamentos e de materiais. As pessoas atendidas pelos profissionais das UBSs são avisadas que precisam comprar os remédios e materiais. Os relatos são feitos todos os dias em todas as regiões da cidade e da zona rural.

Moradores protestam

UBS da Barrinha foi promessa de campanha de Allyson

A construção da sede própria da UBS Marina Ferreira foi uma promessa de campanha do candidato Allyson Bezerra (Solidariedade). Ele discursou na localidade de Barrinha afirmando que tão logo assumisse o mandato, a sua gestão construiria a nova unidade de saúde.

Dois anos e dois meses depois, nada foi feito. Pelo contrário. A situação se agravou com o avançado estado de deterioração da casa (alugada) onde funciona a UBS. “Na campanha ele esteve aqui, fez críticas à gestão anterior e prometeu que a Barrinha ganharia nova unidade de saúde. Não cumpriu com a palavra e fez pior ao abandonar a comunidade”, critica o vereador Paulo Igo.

Larisse Alves, moradora que fez contato com Paulo Igo, disse que há informação, não oficial, que o prefeito Allyson tenciona transferir os servidores da UBS Marina Ferreira para a UBS da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, na comunidade de Riacho Grande. Se isso ocorrer, os moradores da Barrinha teriam que se deslocar para a vizinha localidade, distante 5 quilômetros.

O fato é que a população da Barrinha está se virando do jeito que pode. Quem tem alguma condição, procura bancar a assistência à saúde. Já os mais necessitados, estão sem ter a quem recorrer.

A reportagem do Jornal de Fato tentou contato com a Secretaria de Saúde do município, sem sucesso. Os canais de comunicação não estavam disponíveis ao Jornal de Fato.









Profissional atende paciente na sombra de uma árvore.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »