-

* Prefeito Dr. Artur rebate sindicato e reafirma compromisso com piso dos professores.

 O prefeito Artur Vale recebeu com surpresa a reclamação da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Dix-sept Rosado (SINDIXSEPM) de uma suposta “falta de respeito”, por parte do Executivo, em relação as pautas de interesse das categorias. A entidade sindical citou, em nota, que estaria faltando diálogo para a implantação do novo piso salarial dos professores.

A nota, no entanto, não se sustenta na verdade. O prefeito negociará o pagamento do reajuste de 14,95%, em audiência com representantes do sindicato agendada para o dia 15 deste mês. A reunião ocorreria na semana passada, mas teve que ser adiada em razão de impedimento de ordem pessoal da secretária de Educação, Isabela Rodrigues.

Artur Vale garante que a gestão municipal vai continuar respeitando a lei do piso salarial. Ele afirma que a Educação é uma das principais bandeiras de sua gestão, e isso passa pela valorização dos professores e professoras.

Em 2022, por exemplo, foi concentrado um esforço importante para garantir o pagamento do reajuste do piso salarial de 33,24%, o maior da história dos trabalhadores em Educação de Governador Dix-sept Rosado. O município injetou quase R$ 800 mil em recursos próprios para implementar o reajuste, sendo necessário o parcelamento que coubesse no orçamento público municipal.

Para cumprir com o compromisso assumido pelo prefeito com o Sindixsepm, foram injetados R$ 784.370,83 da receita própria, já que os recursos repassados por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) não eram insuficientes para atender a demanda salarial dos trabalhadores em Educação.

O pagamento foi distribuído em uma parcela de 18% e do retroativo de janeiro e fevereiro quitados março de 2022 e o restante implementado nos meses de outubro/2022, dezembro/2022 e março/2023. Portanto, agora em março será cumprido a última parcela acordada com o sindicato.

O prefeito Artur Vale afirma que isso comprova o respeito que a sua gestão tem com os professores e professoras, por entender a importância que a Educação tem para transformar vidas e formar gerações. E também comprova o zelo com o trato dos recursos públicos.

Aliás, em nome da transparência da coisa pública, a atual gestão municipal pretende fazer uma auditoria em contratos e gastos celebrados pela Prefeitura nos últimos anos, para que a população dix-septiense possa saber o que foi feito com cada centavo de real que entrou nos cofres do município.

“Nós zelamos o dinheiro público e todo gestor deve assim proceder, por isso, vamos reforçar a transparência da coisa pública, auditando contratos e gastos que foram feitos nos últimos anos”, afirma Arthur Vale.

Quanto ao respeito aos servidores públicos e ao sindicato que os representa, o prefeito atesta que isso é uma marca de sua gestão. “Entendemos que o respeito e o diálogo são instrumentos importantes na gestão pública. E é assim que vamos continuar administrando o nosso município.” César Santos

Dr. Artur Vale.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »