-

* Carlos Eduardo lidera com 29%; Natália tem 12%; e candidato de Álvaro Dias, 8%, aponta pesquisa.

 Recém filiado ao PSD, Carlos Eduardo Alves é o preferido dos natalenses na disputa pela Prefeitura do Natal que será realizada em 2024. O dado consta na mais recente pesquisa divulgada pelo jornal AGORA RN nesta quarta-feira 24, em parceria com o INSTITUTO EXATUS. Conforme o levantamento, o ex-prefeito da capital lidera as intenções de voto, sendo lembrado por 29,43% dos entrevistados na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos possíveis candidatos.

VEJA GRÁFICO:

Em segundo lugar – mas com menos da metade do percentual de Carlos Eduardo – está a deputada federal Natália Bonavides (PT), que aparece com 12,10%. A pré-candidata petista colocou seu nome à disposição em fevereiro deste ano, durante as festividades de fundação do Partido dos Trabalhadores. Além de ter sido a deputada federal mais votada do RN em 2022, com 157.565 votos, Natália também foi a mais votada em Natal, com 52.198 votos só no município.

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que não poderá ser candidato à reeleição, irá apoiar um nome para a disputa. Mesmo sem uma definição sobre o futuro apoiado, o “candidato de Álvaro Dias” ficou em terceiro lugar no levantamento, com 8,67%.

Em seguida aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos), que foi lembrado por 7,71% dos natalenses. O parlamentar não descarta disputar o executivo municipal no ano que vem, embora também já tenha dito que deseja ser candidato a governador do RN em 2026.

Na sequência foram lembrados o deputado federal pelo União Brasil Paulinho Freire (4,57%); a deputada estadual pelo PV Eudiane Macedo (2,86%); além do secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega, e do ex-deputado federal pelo PSB Rafael Motta, ambos com 1,71%.

O deputado federal bolsonarista General Girão (PL), que lançou sua pré-candidatura a prefeito de Natal no último fim de semana durante um evento em Mossoró, aparece com 1,43% das intenções de voto. Ele foi o segundo deputado federal mais votado da capital nas eleições do ano passado, quando obteve 30.226 votos só no município, perdendo apenas para Natália Bonavides.

Foram citados ainda o comunicador Bruno Giovanni (BG), lembrado por 1,33% dos natalenses; o presidente da Câmara Municipal de Natal e vereador pelo MDB, Eriko Jácome (1,33%); além do vereador pelo PSOL Robério Paulino (0,29%).

16% dos entrevistados disseram que votarão em “ninguém”, “nenhum”, “branco” ou “nulo”. Outros 7,81% não sabem em quem irão votar, e 3,05% não responderam. Foram entrevistadas 1.500 pessoas em todas as zonas administrativas da capital potiguar. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

VOTOS DE ÁLVARO

Em um segundo cenário, o INSTITUTO EXATUS/AGORA RN perguntou aos eleitores em quais nomes eles votariam para prefeito de Natal, excluindo-se o termo “candidato de Álvaro” do levantamento. Como resultado, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves permanece em primeiro, mas agora com 35,62%, ou seja, 6,19% a mais do que no cenário anterior, em que ele obteve 29,43%.

Já a deputada Natália Bonavides praticamente manteve o percentual anterior, com 12,67%. O mesmo ocorreu com o senador Styvenson, que continuou com 7,71%. Ele foi seguido por Paulinho Freire (4,95%), Eudiane Macedo (3,05%), Rafael Motta (2%), Irapoã Nóbrega (1,9%), General Girão (1,71%), Eriko Jácome (1,33%), Bruno Giovanni (1,05%) e Robério Paulino (0,10%).

Ainda conforme a pesquisa, 16,67% disseram que votarão em “ninguém”, “nenhum”, “branco” ou “nulo”; 8,29% não sabem em quem vão votar e 2,95% não responderam.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »