-

* Potiguar de 7 anos se torna campeão brasileiro de xadrez.

 O maior destaque do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Xadrez (Fenac & Fenaj 2023), realizado em Natal, de 3 a 7 de maio, foi Benjamim Guedes Morais, da categoria Sub-8, que sagrou-se campeão do Brasil no ritmo rápido e o segundo melhor do país nos estilos blitz e clássico. A conquista valeu a classificação para o Mundial, no Egito, em outubro deste ano.

Outros potiguares também se destacaram no maior evento nacional de categorias de base. O heptacampeão Theo Magalhães conquistou a medalha de prata no ritmo rápido, na categoria Sub-12, enquanto o seu irmão Enzon foi o terceiro melhor do Brasil, no mesmo estilo, só que na categoria Sub-16. O RN ainda teve Otávio Rocha Oliveira conquistando a medalha de bronze no ritmo blitz, no Sub-6, e o terceiro lugar de Giovanni Tavares, no rápido, Sub-16, encerrando com a medalha de bronze de José Carlos da Silva Santos, no rápido, Sub-20.

O Festival Nacional da Criança (FENAC) e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil (FENAJ), envolvendo as categorias do Sub-6 ao Sub-20, foi realizado pela segunda vez em Natal/RN e registrou um aumento significativo no número de participantes, reunindo mais de 300 enxadristas de 21 estados na capital potiguar. “O evento foi excelente, cresceu 30% no número de inscritos em relação a 2022 e só tivemos avaliações positivas e boas sugestões para a edição do ano que vem”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.

Os campeões do Sub-8, Sub-10 e Sub-12 estão classificados para o Campeonato Mundial, no Egito. Os vencedores do Sub-14, Sub-16 e Sub-18 se classificaram para o Mundial, na Itália. E os campeões das categorias sub-20 para o Mundial no México.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com organização da Federação Norte-rio-grandense de Xadrez ficou caracterizado pela distribuição de medalhas de ouro entre as cinco regiões do Brasil.

Na região Nordeste, os destaques femininos ficaram por conta de Helena Hiramine, de Pernambuco, com ouro no ritmo blitz e rápido do Sub-6, e Luyse Acioli, de Alagoas, ouro no blitz Sub-16. No absoluto, o alagoano Marcos Maia foi ouro no blitz, na categoria Sub-6, enquanto que Benjamim Guedes Morais, do Rio Grande do Norte, ganhou a medalha de ouro no rápido, Sub-8. O Maranhão também teve campeão, com Henrique Haiashi, conquistando ouro na categoria Sub-8 do blitz. Pela Paraíba, Artur Tin Lun Dai conquistou o ouro no ritmo clássico, na categoria Sub-16, fechando com Joahaby Batista Brasil, do Ceará, que venceu a disputa do ritmo clássico, Sub-20.l


Parabéns campeão.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »