Diretora de uma escola estadual localizada na cidade de São José do Mipibu, na Grande Natal, a professora Maria dos Prazeres denunciou ameaças sofridas por ela devido a restrição de uso de celulares na instituição. De acordo com o relato dela, concedido pelas redes sociais, as ameaças começaram nesta semana. Ela prestou um boletim de ocorrência em uma delegacia.
“De segunda para cá, eu venho sofrendo muitas ameaças e alguns recadinhos, que estão implicando na minha segurança. Por isso resolvi fazer um b.o. Caso aconteça alguma coisa comigo, meus familiares já sabem como devem proceder e a Polícia já é ciente das ameaças que venho sofrendo”, relatou.
Em seu relato, a diretora fez um apelo aos pais e responsáveis dos alunos, ressaltando que a educação e o respeito devem nortear o convívio na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo. “A violência não é o caminho. Desobedecer as regras não é o caminho. Nós precisamos de uma sociedade mais igualitária e justa, e a gente só faz isso por meio da educação. Respeitem o nosso trabalho e respeitem a nossa luta” disse.
A professora afirmou ainda que avalia se continuará no cargo de diretora, mas reforçou que irá permanecer em atuação. “Nossa única arma é a caneta, o lápis. Nossa única arma é o conhecimento. Eu estou assustada e estou sendo ameaçada, mas essa não é a primeira vez e eu não vou me calar”.
Posicionamento
Procurada pela reportagem da 98 FM, a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer (Seec) se manifestou sobre o caso. Segundo a pasta, que tomou ciência da ameaças relatadas pela docente, a situação será acompanhada por meio da 2ª Diretoria Regional de Educação.
A Seec garantiu suporte à gestora e à equipe escolar.
Leia a nota na íntegra abaixo:
“A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte informa que tomou conhecimento do caso envolvendo a diretora da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, no município de São José de Mipibu, e estará acompanhando a situação por meio da 2ª Diretoria Regional de Educação e prestará o devido suporte à gestora e à equipe escolar.
A SEEC repudia qualquer forma de intimidação contra profissionais da educação. A pasta também reforça que a regulamentação do uso de celulares nas escolas segue a legislação nacional e estadual vigente”.
Lei
A lei 15.100/2025, sancionada pelo presidente Lula em janeiro deste ano, restringe o uso de celulares nas escolas.
De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos.
Acerca da lei, o governo federal afirmou que a medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.
Confira o relato na íntegra abaixo:
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon