-

* Mentiroso: Styvenson engana potiguares ao dizer que constrói hospitais.

Senador não constrói

O senador Styvenson Valentim há tempos vem enganando o cidadão potiguar com o discurso eleitoreiro (como já havia sido dito aqui) de que constrói hospitais pelo RN afora. Só para início de conversa, deputados e senadores não executam obras, essa não é a função do Legislativo, mas do Executivo, ou seja, de prefeituras e governos. Os senadores, como ele, criam leis e fiscalizam as realizações do Executivo. No máximo, Styvenson e os demais parlamentares do Estado conseguem indicar determinadas quantias dos recursos do Orçamento do Governo Federal para prefeituras e governos, através das chamadas emendas parlamentares.

Personagem

O discurso falacioso do senador Styvenson Valentim tem frases como “nosso mandato está construindo”, “tenho mais hospital para fazer”, “é feito com dinheiro público do
nosso mandato” e, junto, imagens do parlamentar circulando em meio à construções vestindo capacete de obras.

Do Governo Lula

As palavras usadas pelo senador passam a ideia de que é ele quem realiza as construções e com dinheiro dele, do seu mandato, como ele gosta de fazer referência. A verba pública das emendas parlamentares vem da gestão federal, no caso atual, do Governo Lula.

Liga desmente Styvenson

O exemplo palpável de que o senador tucano vem enganando a população com o discurso de “construtor” chegou justamente da Liga Contra o Câncer, entidade que Styvenson vem se gabando de ajudar a “construir” hospitais oncológicos. A Liga enviou nota garantindo que as emendas destinadas por Styvenson não são para construir hospitais, mas para pagar o atendimento de pacientes. Daniela Freire

NOTA DE ESCLARECIMENTO

LIGA CONTRA O CÂNCER

A respeito de postagem veiculada que lança questionamentos sobre a legalidade na aplicação de emenda parlamentar recebida pela Liga Contra o Câncer, vimos respeitosamente esclarecer que:

1 – A Liga Contra o Câncer é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atende 65% da demanda oncológica do Rio Grande do Norte, sendo acima de 70% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 1.164.468 atendimentos, com uma média de 2.030 procedimentos por dia;

2 – As emendas parlamentares são destinadas para o auxílio no custeio dos hospitais. Com isso, parte do recurso próprio – constituído por origens diversas, tais como atendimentos particulares, convênios, pesquisa clínica, doações, entre outros – pode ser destinado para a realização de obras e melhorias.

A Liga destaca que cumpriu rigorosamente todos os trâmites legais relacionados às destinações de emendas parlamentares conforme exigido em lei, sem que haja qualquer pendência;

3 – O mecanismo de destinação de emendas parlamentares, individuais e de bancada, para o atendimento em saúde é de suma importância para a estruturação de unidades que prestam serviço em filantropia em todo o país, proporcionando auxílio à rede filantrópica que atende preferencialmente ao SUS.

Não há qualquer vinculação político-partidária ou ideológica nessa destinação de recursos.

Outras instituições filantrópicas de saúde no Rio Grande do Norte, na capital e no interior, também recebem recursos de emendas parlamentares para custeio de suas atividades;

4 – A destinação de recursos para novas estruturas de saúde aumenta, significativamente, a capacidade de atendimentos e o número de pessoas atendidas.

Com o Centro de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa do Seridó (CDES), construído em Currais Novos, foram realizados 6.658 procedimentos somente nos sete primeiros meses de atividade, atendendo a pacientes de todas as cidades do Seridó potiguar. Trata-se de uma unidade de saúde de excelência para o atendimento aos pacientes com câncer da região, trazendo maior rapidez aos tratamentos antes concentrados na capital e salvando vidas.

Por fim, a Liga Contra o Câncer reitera que toda a atividade obedece aos critérios legais, e está plenamente de acordo com a Legislação prevista para tal.

LIGA CONTRA O CÂNCER

Mentiroso e caroneiro.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »