A Prefeitura de Marcelino Vieira, localizada no Alto Oeste potiguar, causou polêmica após divulgar em seu perfil oficial no Instagram um vídeo promocional da “Festa do Povão” que mostra duas adolescentes consumindo bebidas alcoólicas. De acordo com informações apuradas pelo Portal Potiguar, uma das jovens teria apenas 16 anos.
O vídeo foi publicado nesta sexta-feira (9). A divulgação de imagens de menores ingerindo álcool para fins publicitários de um evento promovido por órgãos oficiais levanta preocupações sobre a responsabilidade da administração municipal na proteção de crianças e adolescentes.
Quando um órgão público, especialmente uma prefeitura, responsável direta por políticas de proteção à infância e juventude, expõe e, ainda que de forma indireta, normaliza o consumo de álcool por menores de idade, há uma grave quebra de responsabilidade legal e ética. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é claro: é proibido fornecer, vender ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por menores. Divulgar esse tipo de conteúdo em redes sociais oficiais pode ser interpretado como apologia e incentivo à infração.
Mais do que uma falha pontual, esse tipo de publicação representa um risco à credibilidade do poder público e compromete os esforços de combate ao alcoolismo entre adolescentes, problema crescente no país, com implicações graves na saúde, segurança e desenvolvimento dos jovens.
Além disso, ao tornar públicas as imagens, a gestão expõe menores de idade sem o devido cuidado com sua privacidade e proteção, agravando a situação. O episódio exige apuração rigorosa e, principalmente, uma postura responsável e transparente da administração municipal, que deve explicações à sociedade e ações corretivas imediatas.
Até o momento, a Prefeitura de Marcelino Vieira não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Registe-se aqui com seu e-mail




ConversãoConversão EmoticonEmoticon