-

* Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT.

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu neste domingo (6) Edinho Silva como novo presidente nacional da sigla.

Edinho comandará o partido pelos próximos quatro anos. Ele tomará posse em agosto, durante um encontro nacional do PT.

Ex-tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ala dominante do partido (leia perfil aqui).

Ele vai substituir o mandato-tampão do senador Humberto Costa (PE) e os oito anos de gestão de Gleisi Hoffmann (PR).

Edinho será responsável por conduzir os rumos do PT nas eleições de 2026, avaliada internamente como uma das mais complexas e desafiadoras dos últimos anos. Ao g1, o político trata a campanha à reeleição de Lula como o "maior desafio" da legenda.

O presidente eleito do PT afirmou ao g1 que o partido terá de "ampliar e fortalecer" o diálogo com aliados históricos e com "forças políticas que garantiram a eleição do presidente Lula em 2022".

"O maior desafio do PT é a reeleição do presidente Lula e a construção de uma política de alianças que deve ser trabalhada estado por estado, considerando a realidade política de cada território", disse.

A eleição do ex-prefeito de Araraquara foi anunciada nesta segunda-feira (7) pelo PT, por meio de uma nota oficial, descartando a realização de um segundo turno. No domingo, milhares de petistas foram às urnas para escolher novas direções em todo o país.

O resultado foi proclamado mesmo com a ausência de votos de Minas Gerais, que teve o processo eleitoral adiado por decisão da direção nacional do PT e ainda não tem data para ocorrer.

Em razão do uso de cédulas de papel no processo, a contagem está sendo feita de forma manual. Os dados finais devem ser divulgados ao longo dos próximos dias.

A expectativa é que a chapa de sustentação de Edinho Silva, formada pela corrente dominante da sigla (Construindo Um Novo Brasil), também saía vitoriosa. Isso garantirá predomínio do grupo dentro do diretório e da executiva nacional.

Edinho.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »