-

Segue o líder: Lula vence de todos os adversários no 1º e 2º turno, diz Quaest

O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, venceria todos os possíveis candidatos ao cargo nas eleições de 2026. A percepção em relação ao petista também melhorou em meio a taxação de Trump. A informação foi publicada nesta quinta-feira (17) pela Quaest Pesquisa. Veja os números completos na TVT News.

Lula se consolida à frente de 8 candidatos de direita ou centro-direita

A Quaest perguntou para mais de 2 mil pessoas suas intenções de voto em diferentes cenários e a pesquisa apresenta 2 pontos percentuais de margem de erro.

A instituição levantou oito nomes de candidatos da direita ou centro-direita, sendo eles: Jair Bolsonaro (inelegível), Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.

Foi apresentado para os entrevistados um cenário de segundo turno em que os candidatos citados disputariam a presidência com Lula.

Na cena da Quaest, Lula se consolida à frente de todos os outros candidatos, com pelo menos 41% e chegando a 43% das intenções de voto.

Os candidatos que mais se aproximam de Lula são Bolsonaro e Tarcísio, ambos com 37%. Antes, Lula empataria com Bolsonaro, mas o petista cresceu e Bolsonaro caiu 4%.

Tarcísio também caiu. Antes ele apresentava 40% da intenção de voto, contra 41% de Lula. Agora o cenário é de apenas 37% para o atual governador de São Paulo e os mesmos 41% para Lula.

A pesquisa aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho, na sequência do anúncio das tarifas de 50% pelo governo Trump, que são uma tentativa de salvar a pele de Bolsonaro da prisão por tentativa de golpe de Estado.

segue-o-lider-lula-vence-de-todos-no-2-turno-diz-quaest-imagem-quaest-pesquisa-reproducao-tvt-news
Imagem: Quaest Pesquisa/Reprodução

Primeiro turno de 2026

A Quaest realizou quatro cenários de primeiro turno, em que considera apenas um candidato para representar o bolsonarismo (Jair, Michelle, Tarcísio e Eduardo).

Lula fica novamente à frente de todos os candidatos, oscilando de 30% a 32%. O que mais se aproxima é Jair Bolsonaro com 26% da intenção de votos.

O cenário 2 é o que Lula apresenta o menor índice com 30% dos votos em uma disputa com Michelle, que aparece com 19%. Os candidatos de “terceira via” crescem, mas não o suficiente para se classificar para um segundo turno ou apresentar problemas para Lula.

segue-o-lider-lula-vence-de-todos-no-2-turno-diz-quaest-imagem-quaest-pesquisa-reproducao-tvt-news
Imagem: Quaest Pesquisa/Reprodução

A Quaest questionou os entrevistados se em um cenário de livre escolha entre Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Michelle Bolsonaro, Tarcísio, outros, branco/nulo/não vai votar e indecisos.

Nessa momento, 68% do eleitorado aparece indeciso. O número entretanto é uma redução em relação a pesquisa anterior publicada em maio de 2025, em que a indecisão aparecia em 75% das pessoas.

A decisão migrou principalmente para Lula, que cresceu 4% de maio para julho, chegando a 15% de intenção de voto espontâneo.

Bolsonaro também cresceu 2%, chegando a 11% do índice.

Já Ciro Gomes, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas aparecem com 1% da intenção de votos espontâneos pela primeira vez dentre as três últimas publicações da Quaest.

segue-o-lider-lula-vence-de-todos-no-2-turno-diz-quaest-imagem-quaest-pesquisa-reproducao-tvt-news
Imagem: Quaest Pesquisa/Reprodução

Brasil tem mais medo de Bolsonaro do que de Lula

O mundo se encontra numa situação de polarização extrema, o Brasil não escapa dessa tendência. Após a Lava Jato e o Mensalão, surgiu um movimento antipetismo que foi o principal fator que levou Bolsonaro a presidência.

Mas ao mesmo tempo em que Bolsonaro se candidatou e a campanha começou em 2018, o antibolsonarismo começa a surgir e cresce durante a pandemia com a má gestão do governo para conter as mortes pelo vírus.

Considerando a força dos dois movimentos, a Quaest pergunta: O que te dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?

A maioria respondeu que tem medo de Bolsonaro voltar, com 44% dos votos. Lula continuar aparece com 41%. Outros 7% tem medo dos dois continuarem, 5% não sabiam responder e 3% não tem medo de nenhum dos dois.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »