- Lula lidera contra todos eventuais adversários no 1º e 2º turno, diz Quaest
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera todos os cenários de 1º e 2º turno para a corrida eleitoral de 2026, de acordo com um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (14).
O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entrevistas presenciais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00835/2026.
1º turno
Cenário 1
No primeiro quadro apontado pela pesquisa, Lula soma 36% das intenções de voto, seguido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 23%. Na sequência aparecem os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) com 9%, Ratinho Jr. (PSD-PR), com 7%, Ronaldo Caiado (União-GO), com 3%, e Romeu Zema (Novo-MG), com 2%.
O coordenador do MBL, Renan Santos (Missão), e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC) contabilizam 1%, cada. São 11% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 7% são indecisos.
Cenário 2
Em um cenário sem Tarcísio, Lula permanece na liderança, com 35%. Atrás do presidente surgem Flávio, com 26%, Ratinho Jr., com 9%, Caiado, com 4%, Zema, com 3%, Rebelo, com 2% e Santos com 1%.
Os que votariam branco, nulo ou não votariam são 12% e 8% se consideram indecisos.
Cenário 3
Na terceira simulação, Lula contabiliza 39% dos votos, enquanto Tarcísio tem 27%. Caiado, Santos e Rebelo aparecem com 5%, 4% e 3%, respectivamente.
São 14% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 8% são indecisos.
Cenário 4
Já no quarto cenário, Lula alcança o maior percentual de intenção de voto, com 40%. Flávio mais uma vez tem 23% e Tarcísio fica com 14%.
Rebelo e Santos somam 2% dos votos, cada. São 12% os que escolheriam votar em branco, nulo ou não votar e 7% são indecisos.
Cenário 5
Lula mantém a primeira colocação no quinto quadro especulado pela pesquisa, com 37%. Por outro lado, 28% dos eleitores votariam em Flávio e 11% escolheriam Ratinho Jr.
Rebelo e Santos permanecem com 2% das intenções de voto, cada um, enquanto 13% dizem que votariam branco, nulo ou não votariam. São 7% os que se consideram indecisos.
Cenário 6
Um sexto quadro mostra Lula na liderança com 39%, seguido de Flávio, com 32%. Zema aparece com 5%. Rebelo e Santos, com 2%, cada. Outros 13% votariam em branco, nulo ou não votariam e 7% são indecisos.
Cenário 7
Em um último cenário, Lula fica em primeiro lugar com 38% das intenções de voto. Na sequência, Flávio tem 31%, Caiado tem 5%, Rebelo e Santos têm 2%, cada. São 14% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 8% são indecisos.
2º turno
O presidente também lidera todos os eventuais cenários de 2º turno propostos pelo instituto. Entre os eventuais candidatos que foram testados contra o chefe do Executivo estão Tarcísio, Flávio e Ratinho Jr. (veja os resultados abaixo).
Cenário 1
Em uma eventual disputa entre Lula e Tarcísio, o presidente soma 44% das intenções de voto, contra 39% do governador — uma diferença de 5 pontos percentuais. São 13% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 4% se consideram indecisos.
Cenário 2
Já entre Lula e Flávio, a diferença é de 7 pontos percentuais. O presidente lidera com 45% e o senador contabiliza 38%. Outros 15% votariam em branco, nulo ou não votariam e 2% são indecisos.
Cenário 3
Quando o adversário é Ratinho Jr., o petista ficaria à frente com 43% dos votos, enquanto o governador do Paraná teria 36%. Neste cenário, 17% dos eleitores votariam branco, nulo ou não votariam e 4% são indecisos.
Cenário 4
O cenário que coloca Lula e Caiado como candidatos finais mantém os mesmos resultados da última pesquisa, realizada em dezembro de 2025. Nos dois levantamentos Lula aparece com 44% e Caiado com 33%. Hoje, 19% votariam branco, nulo ou não votariam e 4% são indecisos.
Cenário 5
Na disputa contra Zema, Lula mantém a liderança com 46% dos votos. Já o governador, aparece com 31%. São 19% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 4% são indecisos.
Cenário 6
Contra Rebelo, Lula se reelegeria com 45% dos votos e o ex-ministro contabilizaria 27%.São 24% os que votariam branco, nulo ou que não votariam. Outros 4% são indecisos.
Cenário 7
Em um último cenário, contra Santos, Lula aparece com 20 pontos percentuais a mais. O presidente soma 46% e o empresário tem 26/%. Outros 24% votariam em branco, nulo ou não votariam e 4% são indecisos. CNN Brasil
Registe-se aqui com seu e-mail




ConversãoConversão EmoticonEmoticon