-

* Morre o potiguar Adriano Gomes, referência da natação paralímpica brasileira.

O nadador paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu neste sábado (7), aos 52 anos, após permanecer internado por 10 dias em decorrência de uma cirurgia de descompressão da coluna. Natural de Natal, ele era um dos principais nomes do esporte brasileiro e referência do paradesporto potiguar.

Adriano iniciou na natação como parte do processo de reabilitação após um acidente de trabalho, aos 17 anos, quando caiu de um telhado e ficou paraplégico. A partir do esporte, construiu uma trajetória histórica, com participação em seis edições dos Jogos Paralímpicos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Ao longo da carreira, conquistou nove medalhas paralímpicas, figurando entre os maiores medalhistas do Brasil na competição. Entre os resultados estão o bronze nos 50m livre em Atlanta 1996; prata nos 100m livre, nos revezamentos 4x50m medley e 4x50m livre, além do bronze no 4x100m livre em Sydney 2000; ouro no revezamento 4x50m medley e prata no 4x50m livre em Atenas 2004; e prata no revezamento 4x50m livre e bronze no 4x50m medley em Pequim 2008.

Além das Paralimpíadas, Adriano Gomes disputou cinco edições dos Jogos Parapan-Americanos, onde somou 30 medalhas, e conquistou outras 12 medalhas em Campeonatos Mundiais de natação.

Descanse em paz.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »