-

* Fátima permanece no governo e PT articula Samanda Alves para o Senado e Cadu para o Governo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), decidiu permanecer no cargo até o fim do mandato, consolidando uma definição que já foi comunicada à cúpula nacional do partido. A principal mudança ocorre na disputa pelo Senado: ganha força o nome da vereadora Samanda Alves, apontada como a mais cotada para ocupar a vaga que poderia ser de Fátima em uma eventual saída do governo.

A composição da chapa majoritária já começa a ganhar forma. O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o “Cadú”, é o nome do PT para disputar o Governo do Estado. Para o Senado, além de Samanda Alves, a outra vaga deve ser ocupada pelo ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PDT).

Resta ainda a definição do candidato a vice-governador, posto que deve ficar com a ex-deputada Larissa Rosado, de Mossoró.

Apesar de, em um primeiro momento, o nome da deputada federal Natália Bonavides ter sido citado como opção ao Senado, a parlamentar já indicou preferência por disputar a reeleição à Câmara dos Deputados, o que abriu espaço para o avanço de Samanda Alves como principal alternativa dentro do PT.

Confira o pronunciamento na íntegra

A coragem sempre me acompanhou, desde quando migrei da Paraíba para estudar, até quando renunciei às reeleições, sem falsa modéstia, asseguradas para me lançar os desafios até então impossíveis para alguém de sobrenome comum e do povo. Nunca tive medo de disputa eleitoral pois sempre me coloco a serviço de um projeto maior de nação e de sociedade, que é maior que minha própria vida.

Coragem para disputar o Senado, em 2014, colocando em xeque a única cadeira que o PT do RN tinha no Congresso Nacional. Coragem para renunciar à metade do mandato de senadora, em 2018, para disputar o governo do estado e assumi-lo em situação crítica e precária. Houve quem dissesse que eu não duraria um semestre na cadeira de governadora.

Agora, tenho coragem também de renunciar a uma disputa que era legítima, esperada, necessária - por tudo que estará em jogo no senado federal a partir de 2027, com uma intervenção da extrema-direita contra a democracia - para seguir defendendo os interesses do povo do Rio Grande do Norte. Esse era o desejo de Lula, do PT e de parte expressiva do eleitorado como já constatado em pesquisas.

O que distingue mulheres e homens dos meninos é a maturidade, a seriedade, a ética e o compromisso público. Nunca me guiei por oportunismo ou interesse próprio. Minha vida sempre esteve a serviço de melhorar a vida do povo e para isso trabalhei como deputada estadual, deputada federal, senadora e governadora.

Não há carga no meu senado que valha minha coerência, meus valores, honradez e meu compromisso com o Rio Grande do Norte.

Os mais de um milhão de votos que recebemos quando fui reeleita governadora serão honrados por mim até o último dia de mandato. A coragem e, repito, o compromisso, em primeiro lugar com o povo potiguar, mandam-me agora ficar e garantir a construção do hospital metropolitano, a duplicação da BR 304, a concretização das obras de transposição do Rio São Francisco. Evite qualquer retrocesso e garanta novas conquistas.

Eu jamais esquecerei como peguei o Rio Grande do Norte: servidores sem atualizações, fugas e rebeliões nos presídios, policiais dependendo de doação de cestas básicas. Esse foi o Estado que herdamos e para o qual não temos o direito de retroceder. O RN hoje não deve aos servidores, tem estradas recuperadas, segurança reconhecida e valorizada.

Hoje, no RN, temos o dobro de escolas em tempo integral e profissionalizantes, inclusive uma rede de novas IERNs - O IF potiguar; temos saúde em todas as regiões do estado, dispensando os deslocamentos para Natal para exames e cirurgias; temos novas delegacias da mulher, mulheres sem barreiras para entrar na PM, patrulha Maria da Penha ampliada e um combate firme ao feminicídio.

Temos outro estado, meu querido povo potiguar.

E eu tenho um amor imenso por essa terra, por nossa gente, por cada cantinho desse Rio Grande que passou a ter Norte, esperança e um futuro promissor. Esse amor me faz ficar, numa decisão que não é pequena nem qualquer. Não ter vaidade nos ajuda a ter sobriedade mesmo diante das injustiças.

Para viabilizar a candidatura ao Senado, era necessário que o vice assumisse o governo, mas ele rompeu o compromisso firmado em 2022, atendendo aos interesses de uma velha elite que nunca aceitou um RN governado pelo povo. São escolhas e motivações que o tempo há de preciso e que o impedem de assumir a tarefa mais honrosa que um cidadão pode ter: governar o Estado.

Um movimento articulado para tirar o PT do Senado.

Não vou conseguir. Ao longo desses anos, muitas Fátimas se forjaram na luta política e social e seguirão ocupando, cada vez mais, os espaços de poder. Eles planejaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sentimentos. O RN vai florescer com Cadu governador, com o PT no Senado, ao lado dos aliados do campo popular e democrático, e com Luis Inácio Lula da Silva presidente!

Nossa.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »