-

* Polícia Civil prende delegado aposentado por envolvimento em milícia

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa do Patrimônio Público (DEDEP) sob o comando da delegada Karla Viviane, com o apoio da Divisão Especializada de Combate do Crime Organizado (DEICOR) prenderam, nesta segunda-feira (22), o delegado aposentado Delmontiê Falcão, que prestou 20 anos de serviço e se aposentou em março de 2017. Ele é visto em um vídeo, acompanhado de outros homens armados, praticando ameaças e agressões contra um policial civil dentro da delegacia regional de Macau, em novembro de 2015.

O policial civil agredido participava do grupo de investigação da Operação “Abril Despedaçado”, que descobriu o envolvimento de Delmontiê com uma milícia. Sabendo disso o ex-delegado tentou, através da violência, extrair informações sobre a investigação na qual está envolvido. Segundo a delegada da DEDEP que conduziu o inquérito, Karla Viviane “Atualmente ele continuava praticando crimes em Natal e Região Metropolitana”. 

A delegada-geral da Polícia Civil Adriana Shirley, acrescentou que ele foi investigado administrativamente na época do ocorrido, porém “não se comprovou nada”. Ainda de acordo com Adriana, depoimentos reforçam a acusação da ligação do delegado aposentado com uma milícia que extorquia pessoas na região do Vale do Açu, com atuação inclusive para tentar desviar o foco dessa investigação. Com ele, foram apreendidas munições de diversos calibres além de uma motocicleta adulterada.

Delmontiê foi preso pelos crimes de tortura, abuso de autoridade e milícia privada. Além desta prisão, mais 6 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Vera Cruz, Macaíba, Ipanguaçu e Natal.
Preso na pauta.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »